
A empresa de Inteligência Artificial Perplexity revelou que se encontra a desenvolver um novo navegador em Fevereiro deste ano, apelidado de Comet. O mesmo ainda se encontra numa fase inicial de desenvolvimento, mas a ideia seria criar algo que se poderia integrar com os serviços de IA fornecidos pela Perplexity.
Porém, parece que os planos da empresa vão agora mais longe. Durante uma recente entrevista, o CEO da Perplexity, Aravind Srinivas, deixou algumas ideias sobre o futuro navegador da entidade, e de que forma este será usado.
Segundo o mesmo, o navegador não terá apenas foco em fornecer ferramentas de IA aos utilizadores, mas sim de também recolher os seus dados e de os usar para apresentar conteúdos personalizados.
Segundo o CEO, a ideia da empresa será usar o navegador como forma de recolher dados sobre os utilizadores, e apresentar os conteúdos que os mesmos pretendem ver diretamente e mais rapidamente. Os planos passam ainda por criar um perfil de cada um, que pode depois ser usado para os mais variados fins – e aparentemente o uso para publicidade direcionada é certamente um deles.
Curiosamente, os relatos iniciais dão conta que o Comet encontra-se a ser desenvolvido sobre o mesmo motor base do Chromium, que por sua vez, é a base do Google Chrome. A isto junta-se ainda o facto que a Google pode vir a ser obrigada a vender a sua participação no Chrome, de forma a resolver um caso nos tribunais sobre monopólio no mercado de pesquisa.
Esta venda pode ser do interesse da Perplexity, tal como foi recentemente indicado que também seria do interesse da OpenAI.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!