A AMD acaba de disponibilizar uma nova atualização para os seus controladores gráficos, a Adrenalin Edition 25.5.1. Esta versão, que corresponde à compilação 24.30.31.08 RC10 para Windows 10 e 11 (Windows Driver Store Version 32.0.13031.8021), introduz compatibilidade com novo hardware e otimizações para diversos títulos.
A principal novidade a nível de hardware é o suporte para a recém-lançada placa gráfica Radeon RX 9070 GRE em sistemas Windows. A AMD refere que o controlador para Linux será disponibilizado ainda durante este mês.
Novos jogos suportados e expansão do FSR 4
Com a chegada da versão 25.5.1, a AMD prepara o terreno para alguns dos próximos grandes lançamentos, adicionando suporte para Doom: The Dark Ages e F1 25.
Além disso, a tecnologia de upscaling de imagem mais recente da AMD, baseada em Inteligência Artificial e Machine Learning, o FidelityFX Super Resolution 4 (FSR 4), vê a sua lista de jogos compatíveis aumentar. Os novos títulos a beneficiar do FSR 4 incluem:
- Ghost of Tsushima
- Frostpunk 2
- Everspace 2
- Fort Solis
- Warhammer 40,000: Darktide
- The Finals
- Influx Redux
HYPR-RX e Vulkan também recebem melhorias
O conjunto de funcionalidades HYPR-RX, que inclui o HYPR-Tune, foi expandido para otimizar a experiência nos seguintes jogos:
- Marvel's Spider-Man 2
- Marvel Rivals
- Grand Theft Auto V Enhanced
- Kingdom Come Deliverance II
- Path of Exile 2
No que diz respeito às APIs gráficas, o suporte para extensões Vulkan foi ampliado, incluindo agora:
- Suporte Vulkan 1.4
- VK_EXT_shader_replicated_composites
- VK_KHR_maintenance8
- VK_EXT_image_2d_view_of_3d
Para mais detalhes sobre outras extensões Vulkan suportadas, a AMD recomenda consultar a documentação oficial.
Correções de problemas implementadas
Esta atualização aborda diversas falhas reportadas em versões anteriores:
- Corrigida uma falha na deteção da câmara integrada que podia ocorrer após a instalação do controlador com a opção de reposição de fábrica em alguns produtos das séries Ryzen AI Max e Max+.
- Resolvido um problema onde o progresso da instalação podia exibir persistentemente 0% ao instalar o AMD Chat através da interface do AMD Software: Adrenalin Edition após atualizar para produtos gráficos AMD Radeon RX 9000 Series.
- Corrigido um crash do sistema que podia ser observado devido a uma fuga de memória ao utilizar o SteamVR em alguns produtos gráficos AMD Radeon, como a série Radeon RX 9000. A AMD recomenda aos utilizadores que experienciam este problema que desativem a opção "Motion Smoothing" nas definições do SteamVR.
- Resolvidos crashes intermitentes da aplicação ou timeouts do controlador que podiam ocorrer ao jogar Metro Exodus Enhanced Edition.
- Solucionados crashes intermitentes da aplicação ou timeouts do controlador que podiam ser observados ao carregar Civilization VII com o Anti-Lag ativo.
Problemas conhecidos nesta versão
A AMD lista também alguns problemas já identificados e que se encontram sob investigação:
- Podem ocorrer crashes intermitentes da aplicação ou timeouts do controlador ao jogar The Last of Us Part 2.
- Pode ser observada gagueira ("stutter") ao jogar com alguns headsets de Realidade Virtual a taxas de atualização de 80Hz ou 90Hz em certos produtos gráficos AMD Radeon, como a série Radeon RX 7000. Como solução temporária, recomenda-se alterar a taxa de atualização.
- Podem ocorrer crashes intermitentes do sistema ou da aplicação ao jogar Cyberpunk 2077.
- Pode observar-se falha no arranque de Battlefield 1 em produtos gráficos Radeon RX 9000 series com gráficos integrados Ryzen 9 9950X. Recomenda-se desativar os gráficos integrados (iGPU) na BIOS do sistema como solução temporária.
- Pode ocorrer falha intermitente no arranque da interface do AMD Software: Adrenalin Edition quando lançada a partir do menu de contexto do ambiente de trabalho ou da barra de sistema.
- Podem ser observados crashes intermitentes da aplicação ou timeouts do controlador ao jogar Monster Hunter Wilds com o Radeon Anti-Lag e o Instant Replay ativados.
- Podem surgir artefactos ou corrupção gráfica ao jogar Battlefield em produtos gráficos Radeon RX 7000 series.
- As seleções de Qualidade e Desempenho podem estar invertidas na interface de utilizador para o AMD Radeon Boost.
- Pode ser observada gagueira ("stutter") ao jogar Call of Duty: Warzone Season 03 no mapa Verdansk em alguns produtos gráficos AMD.
Para descarregar os novos controladores Adrenalin 25.5.1, os utilizadores devem dirigir-se ao website oficial da AMD. É importante notar que existem ligações de descarga separadas consoante a família da GPU: uma para placas Polaris/Vega (séries Radeon RX 400/500 e Vega) e outra para GPUs baseadas na arquitetura RDNA (RX 5000 e mais recentes). Poderá encontrar os controladores na página de suporte da AMD.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!