1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Mapa do Golfo da América/México

O governo mexicano decidiu avançar com uma ação judicial contra a Google. Em causa está a alteração do nome do Golfo do México para Golfo da América na aplicação Maps, quando acedida a partir dos Estados Unidos.

A disputa pelo nome no Google Maps

A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, anunciou em conferência de imprensa que o processo já deu entrada, embora, como aponta o The Guardian, não tenha especificado quando nem onde foi submetido. Sheinbaum argumenta que a diretiva da administração Trump para a mudança de nome se aplica apenas à porção da bacia oceânica pertencente aos EUA, e que o governo norte-americano não possui autoridade para renomear toda a extensão de água. "Tudo o que queremos é que o decreto emitido pelo governo dos EUA seja cumprido", afirmou a presidente.

A justificação da Google e a cronologia da mudança

A Google procedeu à alteração do nome de Golfo do México para Golfo da América para os utilizadores que acedem ao Maps nos EUA em fevereiro. A gigante tecnológica já tinha anunciado esta intenção no mês anterior, referindo que aguardava apenas que o governo dos EUA oficializasse a mudança no Geographic Names Information System (GNIS), o sistema que serve como "padrão federal e nacional para a nomenclatura geográfica". Segundo a BBC, o governo mexicano terá contactado a Google na altura para que reconsiderasse a decisão, antes de ameaçar com uma ação legal.  

Como o golfo aparece noutras regiões

Quando a Google anunciou a mudança de nome para os utilizadores norte-americanos, explicou que estava a seguir uma prática estabelecida de exibir os nomes locais oficiais para lugares no Maps quando estes variam entre países. No México, a bacia continua a ser designada como Golfo do México. Já para utilizadores que acedam à plataforma fora de ambos os países, a designação apresentada é "Golfo do México (Golfo da América)".

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech