Depois do Google Maps ter alterado o nome do Golfo do México para “Golfo da América”, a mesma medida encontra-se agora a ser realizada também pela Apple, dentro do Apple Maps.
Seguindo a ordem de Donald Trump, de alterar o nome do Golfo do México, a Apple é a mais recente entidade a seguir a alteração, tendo renomeado o mesmo no Apple Maps. Atualmente, os utilizadores nos EUA que tentem procurar pelo Golfo do México devem verificar que o mesmo surge com o novo nome.
De notar que a mudança não está a ser diretamente realizada por cada uma das empresas, mas sim porque o nome foi efetivamente atualizado na base de dados do Geographic Names Information System (GNIS), que é usada para identificar os diferentes locais nos EUA. Esta base de dados é usada pelas entidades para obter os nomes de diferentes regiões, e é considerada a fonte oficial de nomes nos EUA.
Tal como a Google, a Apple também usa o Geographic Names Information System (GNIS) para a identificação dos locais, e portanto, com a mudança, esta vai de encontro com a diretiva indicada pelo governo de Donald Trump.
A mudança também foi realizada no Bing Maps da Microsoft, e deverá ser futuramente aplicada a mais serviços. Por agora, a mudança apenas se aplica para os acessos feitos a partir dos EUA, sendo que em outras regiões ainda se encontra o nome antigo ou surge entre parênteses.
Eventualmente, a mudança pode vir a ser aplicada noutras regiões, tendo em conta que será uma ordem executiva da presidência dos EUA, e uma das primeiras medidas realizadas por Donald Trump depois de entrar na Casa Branca.
A mudança tem vindo a causar alguma controvérsia entre os utilizadores, com alguns a indicarem que pretendem deixar de usar as plataformas que mudaram os nomes. No entanto, é importante relembrar que esta mudança não será algo voluntário dessas plataformas, e aplica-se a qualquer entidade que tenha serviços de mapas e atividade nos EUA, tendo em conta que todas usam a mesma base de dados da GNIS.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!