1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Baidu Apollo Go

 

Os robotáxis Apollo Go, desenvolvidos pela gigante tecnológica chinesa Baidu, preparam-se para fazer a sua estreia no continente europeu ainda este ano. A Suíça foi o país escolhido para o arranque das operações, com a Baidu a encetar negociações com a PostAuto, uma subsidiária do Swiss Post (Correios da Suíça) conhecida pelos seus serviços de autocarros rurais. A notícia foi avançada inicialmente pelo The Wall Street Journal.

Para que os testes com a sua tecnologia de condução autónoma possam arrancar em solo suíço antes do final de 2025, a Baidu planeia estabelecer uma entidade local nos próximos meses.

 

Aterragem helvética: Apollo Go prepara testes com a PostAuto

 

A colaboração com a PostAuto poderá permitir à Baidu testar os seus veículos Apollo Go em condições reais de operação na Suíça. No entanto, um porta-voz da Swiss Post, empresa-mãe da PostAuto, indicou à Reuters que, de momento, não existe uma parceria formal ou cooperação estabelecida com a Baidu ou qualquer outro fornecedor de tecnologia, mas que a empresa está a explorar o futuro da mobilidade e as novas exigências dos clientes.

 

Espera-se que, numa fase inicial, os veículos da Baidu na Suíça circulem com condutores de segurança ao volante, uma prática comum na introdução de tecnologias de condução totalmente autónoma, antes de se avançar para testes sem qualquer intervenção humana.

 

Estratégia global da Baidu: Foco na Europa e expansão contínua

 

A aposta na Europa surge num momento em que a Baidu, à semelhança de outras empresas tecnológicas chinesas, poderá enfrentar um maior escrutínio nos Estados Unidos, levando-a a procurar outros mercados para expandir as suas operações de condução autónoma.

 

A Baidu já tem uma presença significativa no seu mercado doméstico, tendo lançado o Apollo Go em todas as cidades chinesas de "primeira linha", como Pequim, Guangzhou e Xangai, em 2022. A sua expansão internacional não é recente: em março, a empresa anunciou a implementação de 100 carros totalmente autónomos no Dubai, com planos ambiciosos para aumentar essa frota para 1.000 veículos na cidade até 2028. Além disso, a Baidu está a expandir os seus testes em Hong Kong e, segundo consta, tem planos para testar os seus veículos na Turquia no futuro.

 

Corrida aos robotáxis: Concorrência aquece no Velho Continente

 

A entrada da Baidu no mercado europeu de robotáxis intensificará a concorrência. Uma das empresas com que a Baidu irá disputar terreno é a Uber. A gigante norte-americana de transporte individual assinou, no início deste mês, um acordo com a startup chinesa de condução autónoma Momenta. Juntas, planeiam lançar serviços de robotáxi na Europa algures em 2026.

 

Primeiros quilómetros: Testes na Suíça começarão com condutores de segurança

 

A chegada dos robotáxis da Baidu à Suíça marcará um passo importante para a empresa e para a adoção de veículos autónomos na Europa. Os testes iniciais, ainda que com supervisão humana, serão cruciais para adaptar a tecnologia às condições específicas das estradas e regulamentações europeias, abrindo caminho para uma futura operação totalmente autónoma.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech