A Lenovo é a mais recente fabricante de dispositivos a entrar na arena do desenvolvimento de processadores próprios, uma tendência crescente na indústria tecnológica. Seguindo os passos de outras gigantes como a Xiaomi, que recentemente apresentou o seu XRING 01, a Lenovo prepara-se para lançar o seu primeiro SoC (System on a Chip), denominado SS1101. As primeiras informações, reveladas através de testes de benchmark, sugerem que este novo componente poderá oferecer um desempenho bastante competitivo.
Resultados impressionantes no Geekbench colocam SS1101 em boa companhia
De acordo com informações divulgadas pelo conhecido 'leaker' Digital Chat Station, o Lenovo SS1101 alcançou uma pontuação de 2.014 pontos em Single-Core e uns expressivos 6.763 pontos em Multi-Core nos testes da plataforma Geekbench. Estes números colocam o novo processador da Lenovo num patamar de desempenho próximo ao do Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm e em linha com o Dimensity 8400 da MediaTek, ambos conhecidos por equiparem dispositivos de gama alta.
Dez núcleos, litografia de 5nm e uma GPU potente
Os detalhes que surgiram online indicam que o Lenovo SS1101 apresenta uma arquitetura invulgar de 10 núcleos, distinguindo-se de muitas outras soluções focadas no segmento de alto desempenho. Este processador será fabricado com uma litografia de 5 nanómetros. Em comparação, o XRING 01 da Xiaomi utiliza um processo mais avançado de 3 nanómetros.
Ainda no que diz respeito às especificações, parece que o SS1101 não contará com um modem 5G integrado. Isto significa que a Lenovo terá de recorrer a uma solução de modem externa para dotar os seus futuros dispositivos de conetividade móvel. No departamento gráfico, espera-se que o novo SoC venha equipado com a GPU Immortalis-G720, uma unidade gráfica capaz de oferecer um excelente desempenho em jogos e aplicações exigentes.
Dispositivo de teste com Android 15 e 16GB de RAM
O teste de benchmark que revelou o SS1101 foi executado num dispositivo Lenovo com o nome de código TB571FU. Este misterioso aparelho surge equipado com uns generosos 16GB de memória RAM e já corre o futuro sistema operativo Android 15.
Rumores anteriores já apontavam que um dos primeiros dispositivos a poder integrar este novo processador da Lenovo seria o tablet YOGA Pad 14.5. Com a revelação destes primeiros resultados, a expectativa aumenta para o anúncio oficial da Lenovo, que deverá fornecer mais detalhes sobre o SS1101 e os seus planos para esta nova aposta estratégica em breve.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!