A Signal, conhecida plataforma de mensagens encriptadas, anunciou o lançamento de uma nova funcionalidade denominada Screen Security para a sua aplicação no sistema operativo Windows. Esta novidade visa impedir que o computador consiga registar capturas de ecrã (screenshots) das suas conversas enquanto a aplicação da Signal estiver aberta, surgindo como uma resposta direta à controversa funcionalidade Recall recentemente apresentada para o Windows 11.
O que é a Screen Security e como funciona?
A Signal explicou, numa publicação de blogue, que a Screen Security funciona ao assinalar a sua aplicação como conteúdo protegido por Gestão de Direitos Digitais (DRM). Este é o mesmo mecanismo que impede, por exemplo, a captura de ecrã de um filme transmitido pela Netflix, resultando numa imagem preta em vez do conteúdo original.
A funcionalidade Screen Security virá ativa por defeito para todos os utilizadores da Signal no Windows. No entanto, a empresa garante que esta definição poderá ser facilmente desativada. Esta flexibilidade é importante para situações específicas em que o utilizador necessite de acesso à aplicação por outros meios, como por exemplo, através de um leitor de ecrã.
Uma resposta direta ao controverso Recall do Windows
A Signal não escondeu que a criação da Screen Security foi motivada pela introdução do Recall no Windows 11. "Esperamos que as equipas de IA que constroem sistemas como o Recall ponderem estas implicações mais cuidadosamente no futuro", afirmou a empresa. "Aplicações como a Signal não deveriam ter de implementar 'um truque estranho' para manter a privacidade e integridade dos seus serviços sem ferramentas adequadas para programadores."
A funcionalidade Recall do Windows 11 tem tido um percurso de desenvolvimento atribulado e com vários atrasos. Embora esta ferramenta, baseada em inteligência artificial e concebida para gravar tudo o que acontece no ecrã do PC, possa ter potenciais benefícios para a produtividade do utilizador, também levantou consideráveis preocupações relativamente à privacidade e segurança dos dados.
Apesar de a Microsoft já ter começado a disponibilizar o Recall nos novos computadores Copilot+ PCs, existe um ceticismo generalizado sobre se a funcionalidade está verdadeiramente pronta e segura para uma utilização em larga escala. A iniciativa da Signal com a Screen Security reflete, assim, uma preocupação crescente no seio da indústria tecnológica sobre as implicações de ferramentas de monitorização tão abrangentes.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!