Se teve dificuldades em aceder ao X (anteriormente conhecido como Twitter) durante a noite desta quinta-feira, saiba que não esteve sozinho. A plataforma social enfrentou problemas de desempenho que afetaram um número considerável de utilizadores.
Utilizadores do X enfrentam dificuldades de acesso
Por volta das 21:00 (hora de Portugal Continental), o site DownDetector, que monitoriza o estado de serviços online, já registava mais de 5.000 queixas de utilizadores com problemas em aceder à plataforma X. As dificuldades sentidas passavam pela impossibilidade de carregar conteúdo ou aceder às funcionalidades da rede social.
X confirma: "falha num centro de dados"
A conta oficial de Engenharia do X, @XEng, recorreu à própria plataforma para endereçar a situação. Numa publicação, a equipa confirmou estar ciente dos problemas de desempenho experienciados por alguns utilizadores. "Estamos a experienciar uma falha num centro de dados e a equipa está ativamente a trabalhar para remediar a situação," pode ler-se no comunicado.
Histórico de instabilidade volta à baila
Esta não é a primeira vez que o X enfrenta problemas desta magnitude. A última grande quebra de serviço ocorreu em março de 2025. Na altura, Elon Musk, CEO da X, atribuiu a falha a um "ciberataque massivo". No entanto, esta versão foi posteriormente contestada por investigadores de segurança, que indicaram que a vulnerabilidade dos servidores da empresa se devia a falhas na própria segurança da X, o que teria facilitado um eventual ataque.
Até ao momento da publicação desta notícia, a equipa do X continua a trabalhar na resolução completa dos problemas decorrentes da falha no centro de dados, embora a situação esteja relativamente mais estável - alguns utilizadores confirmam que o acesso encontra-se novamente a ser realizado na normalidade.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!