O muito aguardado Mazda EZ-60, um SUV de tamanho médio totalmente elétrico, deu nas vistas na base de dados do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT), revelando especificações cruciais antes do seu lançamento previsto para o final de agosto. Desenvolvido em parceria com a Changan e construído sobre a plataforma EPA, o EZ-60 estará disponível em variantes puramente elétricas (EV) e com extensor de autonomia (EREV).
Design futurista diretamente do Arata Concept
O modelo de produção mantém-se fiel ao estilo arrojado do Arata Concept, apresentando uma dianteira futurista com uma grelha oculta, faróis LED divididos e uma impressionante faixa de luz diurna a toda a largura que delineia a silhueta da grelha. O para-choques dianteiro agressivo realça o seu apelo desportivo, enquanto o design traseiro incorpora um elegante conjunto de farolins LED a toda a largura com a inscrição "MAZDA" em relevo. Um dístico "EV" distingue a versão elétrica, ao passo que o modelo com extensor de autonomia mantém uma estética semelhante com pequenas diferenças.
Dimensões de um SUV familiar e opções de personalização
Com 4.850 mm de comprimento, 1.935 mm de largura e 1.620 mm de altura, juntamente com uma distância entre eixos de 2.902 mm, o EZ-60 posiciona-se como um espaçoso SUV de cinco lugares no segmento médio. Os compradores poderão optar por jantes de liga leve de 19 ou 21 polegadas e opções de personalização como diferentes espelhos retrovisores exteriores, limpa para-brisas traseiro e esquemas de pintura de um único tom.
Interior minimalista com ecrã gigante e bancos "gravidade zero"
No interior, o EZ-60 adota um habitáculo minimalista, mas futurista, dominado por um enorme ecrã tátil flutuante de 26,45 polegadas com resolução 5K, que serve como centro nevrálgico para o sistema de infoentretenimento e controlos do veículo. O tablier conta com um volante de dois raios com base achatada, um seletor de velocidades montado na coluna de direção e botões para abrir as portas, conferindo um visual limpo e moderno.
O conforto é uma prioridade, com bancos dianteiros "gravidade zero" revestidos em estofos premium, que incluem ventilação, aquecimento, funções de massagem e altifalantes integrados nos encostos de cabeça. A consola central flutuante inclui carregamento sem fios e um engenhoso espaço de arrumação por baixo, maximizando o espaço no habitáculo.
Duas variantes: puramente elétrico (EV) ou com extensor de autonomia (EREV)
A versão puramente elétrica é alimentada por um único motor de 190 kW (255 cv) emparelhado com uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) da CALB. Embora os números exatos da autonomia permaneçam por revelar, a configuração promete um desempenho competitivo.
Para aqueles que procuram uma autonomia alargada sem a ansiedade do carregamento, a variante EREV combina um motor a gasolina de 1.5L (72 kW) que funciona como extensor de autonomia com um motor elétrico de 190 kW, apoiado por uma bateria LFP de 31,73 kWh. Esta configuração oferece 160 km de condução puramente elétrica antes que o motor de combustão seja ativado como gerador.
Concorrência e preços no mercado chinês: o que esperar
O EZ-60 entra num segmento extremamente competitivo, enfrentando rivais como o Changan Deepal S07 e o Avatr 07. Os detalhes de preços ainda não foram divulgados, mas o seu posicionamento sugere que irá competir na faixa dos 150.000 a 300.000 yuan (aproximadamente 19.150 a 38.300 euros, à taxa de câmbio atual).
Sucesso imediato: 20.000 pré-reservas já garantidas
A Mazda já registou 20.000 pré-reservas para o SUV na China. Os interessados podem garantir o seu EZ-60 através de um depósito reembolsável de 10 yuan (cerca de 1,30 euros) no site oficial da Changan Mazda ou nos concessionários. O valor do depósito aumenta diariamente até à entrega, sendo o montante final deduzido do preço de compra – um incentivo inteligente para encorajar as reservas antecipadas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!