A Nissan acaba de virar uma página na história de um dos veículos elétricos mais reconhecidos do mundo. A terceira geração do Nissan Leaf foi oficialmente revelada e a mudança é radical. O modelo de 2026 abandona por completo as suas raízes de automóvel compacto e assume-se, sem rodeios, como um moderno e arrojado crossover SUV, pronto para competir num mercado cada vez mais concorrido.
O novo design não só moderniza a imagem do Leaf, como também adota várias tendências do setor dos elétricos. Entre as novidades destacam-se os puxadores das portas embutidos para uma melhor aerodinâmica, um interior dominado por um opcional sistema de duplo ecrã de 14,3 polegadas e, crucialmente, a introdução de baterias de iões de lítio com refrigeração líquida.
Design focado na eficiência e com detalhes curiosos
Alfonso Albaisa, o responsável global de design da Nissan, explica no vídeo de apresentação que a equipa se esforçou ao máximo para otimizar a aerodinâmica, um fator chave para alcançar a autonomia anunciada de aproximadamente 483 km (300 milhas). Esta obsessão pelo detalhe levou a uma redução de 10% no coeficiente de arrasto em comparação com a geração anterior.
Algumas soluções são engenhosas, como os puxadores das portas traseiras integrados no pilar C, uma escolha que, apesar de poder ser menos prática no dia a dia, contribui para a fluidez das linhas. A carroçaria apresenta uma postura robusta, reminiscente de um SUV, com uma frente ampla que pode ser comparada à do Volkswagen ID.4. Como um toque de originalidade, o design esconde pequenos "easter eggs" que homenageiam o nome da marca: a iconografia "2-3" (que se pronuncia "ni" e "san" em japonês) surge em vários pormenores.
Nova tecnologia de bateria e carregamento universal
Uma das melhorias mais significativas está na gestão térmica da bateria, que passa a estar ao nível dos principais concorrentes e promete melhorar o desempenho de carregamento em climas frios. O sistema consegue capturar o calor desperdiçado pelo motor e pelo carregador de bordo para aquecer a bateria até à sua temperatura ideal. Em condições de frio extremo, pode ainda recorrer à bomba de calor do veículo e a um aquecedor dedicado.
Em termos de carregamento, o novo Leaf adota a norma NACS (a ficha de carregamento da Tesla), juntando-se a uma longa lista de fabricantes que garantem assim o acesso à vasta rede de Superchargers. Para maior conveniência, mantém também uma porta J1772, o padrão mais comum para carregadores de Nível 2. A Nissan destaca ainda a tecnologia bidirecional V2X, que permite ao carro fornecer energia a uma casa, à rede elétrica ou até mesmo alimentar equipamentos durante um acampamento, embora os detalhes sobre esta funcionalidade ainda sejam escassos.
Motorizações e tecnologia a bordo
O novo Leaf será construído sobre uma plataforma com uma bateria de 75 kWh e um motor elétrico de 214 cavalos. Estará disponível uma vasta gama de cores e opcionais, como jantes de 19 polegadas, um teto panorâmico com escurecimento automático e iluminação ambiente com 64 cores. Outra opção de peso é a integração nativa do sistema Google, que inclui Google Maps, Google Assistant e a Play Store diretamente no sistema de infoentretenimento. De série, as versões S e S+ contarão com Apple CarPlay e Android Auto sem fios.
A Nissan adianta que, numa fase posterior, será lançada uma versão mais económica, equipada com uma bateria de 52 kWh e um motor de 174 cavalos.
Um lançamento crucial num período de transição
Esta profunda remodelação do Leaf chega num momento de grande turbulência para a Nissan. A empresa passou por um processo de reestruturação para cortar custos e viu recentemente o seu CEO demitir-se após o fracasso das negociações de fusão com a Honda. O lançamento do novo Leaf é, por isso, um passo estratégico fundamental para o futuro da marca no segmento dos elétricos.
O Nissan Leaf de 2026 tem chegada prevista aos concessionários este outono, mas os preços ainda não foram anunciados.
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