1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Nissan Leaf novo ev da Nissan

 

A Nissan acaba de virar uma página na história de um dos veículos elétricos mais reconhecidos do mundo. A terceira geração do Nissan Leaf foi oficialmente revelada e a mudança é radical. O modelo de 2026 abandona por completo as suas raízes de automóvel compacto e assume-se, sem rodeios, como um moderno e arrojado crossover SUV, pronto para competir num mercado cada vez mais concorrido.

 

O novo design não só moderniza a imagem do Leaf, como também adota várias tendências do setor dos elétricos. Entre as novidades destacam-se os puxadores das portas embutidos para uma melhor aerodinâmica, um interior dominado por um opcional sistema de duplo ecrã de 14,3 polegadas e, crucialmente, a introdução de baterias de iões de lítio com refrigeração líquida.

 

Design focado na eficiência e com detalhes curiosos

 

Alfonso Albaisa, o responsável global de design da Nissan, explica no vídeo de apresentação que a equipa se esforçou ao máximo para otimizar a aerodinâmica, um fator chave para alcançar a autonomia anunciada de aproximadamente 483 km (300 milhas). Esta obsessão pelo detalhe levou a uma redução de 10% no coeficiente de arrasto em comparação com a geração anterior.

 

Algumas soluções são engenhosas, como os puxadores das portas traseiras integrados no pilar C, uma escolha que, apesar de poder ser menos prática no dia a dia, contribui para a fluidez das linhas. A carroçaria apresenta uma postura robusta, reminiscente de um SUV, com uma frente ampla que pode ser comparada à do Volkswagen ID.4. Como um toque de originalidade, o design esconde pequenos "easter eggs" que homenageiam o nome da marca: a iconografia "2-3" (que se pronuncia "ni" e "san" em japonês) surge em vários pormenores.

 

Nova tecnologia de bateria e carregamento universal

 

Uma das melhorias mais significativas está na gestão térmica da bateria, que passa a estar ao nível dos principais concorrentes e promete melhorar o desempenho de carregamento em climas frios. O sistema consegue capturar o calor desperdiçado pelo motor e pelo carregador de bordo para aquecer a bateria até à sua temperatura ideal. Em condições de frio extremo, pode ainda recorrer à bomba de calor do veículo e a um aquecedor dedicado.

 

 

Em termos de carregamento, o novo Leaf adota a norma NACS (a ficha de carregamento da Tesla), juntando-se a uma longa lista de fabricantes que garantem assim o acesso à vasta rede de Superchargers. Para maior conveniência, mantém também uma porta J1772, o padrão mais comum para carregadores de Nível 2. A Nissan destaca ainda a tecnologia bidirecional V2X, que permite ao carro fornecer energia a uma casa, à rede elétrica ou até mesmo alimentar equipamentos durante um acampamento, embora os detalhes sobre esta funcionalidade ainda sejam escassos.

 

Motorizações e tecnologia a bordo

 

O novo Leaf será construído sobre uma plataforma com uma bateria de 75 kWh e um motor elétrico de 214 cavalos. Estará disponível uma vasta gama de cores e opcionais, como jantes de 19 polegadas, um teto panorâmico com escurecimento automático e iluminação ambiente com 64 cores. Outra opção de peso é a integração nativa do sistema Google, que inclui Google Maps, Google Assistant e a Play Store diretamente no sistema de infoentretenimento. De série, as versões S e S+ contarão com Apple CarPlay e Android Auto sem fios.

 

A Nissan adianta que, numa fase posterior, será lançada uma versão mais económica, equipada com uma bateria de 52 kWh e um motor de 174 cavalos.

 

Um lançamento crucial num período de transição

 

Esta profunda remodelação do Leaf chega num momento de grande turbulência para a Nissan. A empresa passou por um processo de reestruturação para cortar custos e viu recentemente o seu CEO demitir-se após o fracasso das negociações de fusão com a Honda. O lançamento do novo Leaf é, por isso, um passo estratégico fundamental para o futuro da marca no segmento dos elétricos.

 

O Nissan Leaf de 2026 tem chegada prevista aos concessionários este outono, mas os preços ainda não foram anunciados.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech