A Mazda parece ter um vencedor em mãos antes mesmo do lançamento oficial. O seu novo SUV elétrico, o EZ-60, já acumulou mais de 30.000 pré-encomendas na China desde que o período de reservas arrancou em abril. Este modelo, fruto da parceria entre a Mazda e a gigante chinesa Changan, tem o seu lançamento agendado para setembro de 2025 e representa um passo crucial na estratégia de eletrificação da marca no competitivo mercado chinês.
O entusiasmo em torno do EZ-60 supera largamente o do seu irmão sedan, o EZ-6, lançado em 2024. Este último, no entanto, já começou a traçar o seu percurso internacional, com um primeiro lote de 600 unidades (comercializadas como Mazda 6e) a ser exportado de Xangai para a Bélgica no início deste ano, marcando a primeira grande exportação de um veículo elétrico da Mazda a partir da China.
Uma estratégia de reserva que cativa
Parte do sucesso inicial do EZ-60 pode ser atribuído a uma campanha de pré-venda bastante original. Os clientes interessados podem fazer uma reserva com um depósito simbólico e reembolsável de 10 yuan (cerca de 1,30 €). Este valor cresce 10 yuan diariamente, e os clientes podem ainda acumular bónus adicionais ao completar tarefas específicas.
Os fundos acumulados devem ser usados na compra do veículo nos sete dias seguintes ao seu lançamento oficial, caso contrário, o depósito inicial é devolvido. É uma forma inteligente de manter os potenciais compradores envolvidos, embora os bónus se percam em caso de cancelamento da reserva.
O perfil do comprador: jovem e urbano
Os dados demográficos das reservas, divulgados pelo CarNewsChina, mostram que a estratégia está a resultar. Cerca de 76% das pré-encomendas foram feitas por consumidores com idades entre os 25 e os 40 anos. Além disso, 71% das reservas provêm das cidades chinesas de primeiro e segundo nível, as mais desenvolvidas do país. Estes números indicam que o EZ-60 está a atrair com sucesso o público-alvo da Mazda: clientes urbanos e tecnologicamente despertos.
As especificações do Mazda EZ-60
O novo SUV estará disponível com duas configurações de motorização, partilhando um design exterior idêntico com 4.850 mm de comprimento, 1.935 mm de largura, 1.620 mm de altura e uma distância entre eixos de 2.902 mm.
Versão 100% Elétrica (BEV): Equipada com um motor traseiro de 258 cavalos e uma bateria de 77,9 kWh, promete uma autonomia de 600 km, de acordo com o ciclo de testes chinês CLTC.
Versão com Extensor de Autonomia (EREV): Combina o mesmo motor elétrico com um motor a gasolina de 1.5 litros. Esta variante oferece 160 km de condução puramente elétrica antes de o motor de combustão ser ativado como gerador.
A ofensiva elétrica da Mazda continua
O EZ-60 é o segundo modelo elétrico desenvolvido pela Mazda na China, seguindo o sedan EZ-6. Com o seu lançamento em setembro, o SUV entrará num dos segmentos mais disputados do mercado chinês, atualmente dominado por marcas locais. Os preços finais ainda não foram revelados.
Este lançamento faz parte de uma ofensiva mais vasta. A Mazda já anunciou planos para introduzir mais dois veículos elétricos através da sua parceria com a Changan até 2026, com o objetivo de reforçar a sua posição no maior mercado de veículos elétricos do mundo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!