1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Taylor Swift

Taylor Swift anunciou esta sexta-feira que finalmente detém a propriedade de "toda a música que alguma vez fez". Numa carta emotiva publicada no seu website, a artista revelou ter recomprado os masters dos seus primeiros seis álbuns à Shamrock Capital. A empresa de investimento detinha os direitos após os ter adquirido ao conhecido executivo da indústria musical, Scooter Braun.

Controlo total sobre a sua arte

"Tudo o que sempre quis foi a oportunidade de trabalhar arduamente o suficiente para um dia poder comprar a minha música por completo, sem condições, sem parcerias, com total autonomia", afirmou Swift na sua comunicação. A cantora expressou a sua "eterna gratidão a todos na Shamrock Capital por serem os primeiros a oferecer-me esta possibilidade".

Com este passo, Taylor Swift não só recupera as gravações originais dos seus álbuns "Taylor Swift", "Fearless", "Speak Now", "Red", "1989" e "Reputation", mas também a posse dos seus videoclipes, filmes de concertos, arte dos álbuns, fotografias e canções inéditas associadas a essas eras. "Não vos consigo agradecer o suficiente por me ajudarem a reunir-me com esta arte à qual dediquei a minha vida, mas da qual nunca fui proprietária até agora", confessou a artista, reconhecendo o papel crucial dos fãs e do apoio às suas regravações ("Taylor's Versions") e à digressão "The Eras Tour".

Um longo e público caminho até à propriedade

A questão da propriedade dos masters de Swift tornou-se um tema central na sua carreira após Scooter Braun ter adquirido o Big Machine Label Group em 2019, e com ele, todo o catálogo inicial da cantora. Na altura, Swift descreveu a situação como o seu "pior cenário possível", afirmando que durante anos tinha "pedido" e "suplicado" por uma oportunidade de adquirir o seu trabalho. Segundo a artista, a Big Machine apenas lhe ofereceu a possibilidade de "ganhar" de volta um álbum por cada novo álbum que completasse sob o selo da editora.

Os detalhes da transação

Em 2020, Scooter Braun vendeu os masters de Swift à Shamrock Capital por um valor reportado a rondar os 360 milhões de dólares. Agora, segundo informações avançadas pela Billboard, Taylor Swift terá pago uma quantia "relativamente próxima" desse valor para reaver o seu catálogo.

Numa breve declaração, Scooter Braun comentou a notícia afirmando: "Fico feliz por ela". Este desfecho representa um marco significativo para Taylor Swift, que se junta a um grupo restrito de artistas que detêm controlo total sobre as suas obras musicais.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

Encontrou algum erro neste artigo?

Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech