1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Taylor Swift

Taylor Swift anunciou esta sexta-feira que finalmente detém a propriedade de "toda a música que alguma vez fez". Numa carta emotiva publicada no seu website, a artista revelou ter recomprado os masters dos seus primeiros seis álbuns à Shamrock Capital. A empresa de investimento detinha os direitos após os ter adquirido ao conhecido executivo da indústria musical, Scooter Braun.

Controlo total sobre a sua arte

"Tudo o que sempre quis foi a oportunidade de trabalhar arduamente o suficiente para um dia poder comprar a minha música por completo, sem condições, sem parcerias, com total autonomia", afirmou Swift na sua comunicação. A cantora expressou a sua "eterna gratidão a todos na Shamrock Capital por serem os primeiros a oferecer-me esta possibilidade".

Com este passo, Taylor Swift não só recupera as gravações originais dos seus álbuns "Taylor Swift", "Fearless", "Speak Now", "Red", "1989" e "Reputation", mas também a posse dos seus videoclipes, filmes de concertos, arte dos álbuns, fotografias e canções inéditas associadas a essas eras. "Não vos consigo agradecer o suficiente por me ajudarem a reunir-me com esta arte à qual dediquei a minha vida, mas da qual nunca fui proprietária até agora", confessou a artista, reconhecendo o papel crucial dos fãs e do apoio às suas regravações ("Taylor's Versions") e à digressão "The Eras Tour".

Um longo e público caminho até à propriedade

A questão da propriedade dos masters de Swift tornou-se um tema central na sua carreira após Scooter Braun ter adquirido o Big Machine Label Group em 2019, e com ele, todo o catálogo inicial da cantora. Na altura, Swift descreveu a situação como o seu "pior cenário possível", afirmando que durante anos tinha "pedido" e "suplicado" por uma oportunidade de adquirir o seu trabalho. Segundo a artista, a Big Machine apenas lhe ofereceu a possibilidade de "ganhar" de volta um álbum por cada novo álbum que completasse sob o selo da editora.

Os detalhes da transação

Em 2020, Scooter Braun vendeu os masters de Swift à Shamrock Capital por um valor reportado a rondar os 360 milhões de dólares. Agora, segundo informações avançadas pela Billboard, Taylor Swift terá pago uma quantia "relativamente próxima" desse valor para reaver o seu catálogo.

Numa breve declaração, Scooter Braun comentou a notícia afirmando: "Fico feliz por ela". Este desfecho representa um marco significativo para Taylor Swift, que se junta a um grupo restrito de artistas que detêm controlo total sobre as suas obras musicais.

Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech