1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Playtonic logo da empresa

 

A Playtonic, a equipa de desenvolvimento por detrás do colorido Yooka-Laylee e também uma editora de jogos independentes, anunciou através das redes sociais que vai reduzir o seu quadro de pessoal. A empresa britânica não especificou o número de funcionários afetados, mas atribuiu esta difícil decisão a um "período de profunda mudança na forma como os jogos são criados e financiados".

 

O impacto e as áreas afetadas

 

A notícia dos despedimentos ganhou mais detalhe através de uma publicação no LinkedIn partilhada por Anni Valkama, gestora de marca da Playtonic. Segundo Valkama, os cortes afetam membros das equipas de produção, vários departamentos de arte, design de jogos, design narrativo e design de interface/experiência do utilizador (UI/UX).

 

Embora o perfil da Playtonic no LinkedIn liste aproximadamente 50 funcionários, é possível que a equipa seja um pouco maior. Nos últimos anos, a Playtonic expandiu as suas operações para incluir a edição de jogos sob o selo "Playtonic Friends" e tem o lançamento de Yooka-Replaylee, uma versão remasterizada do seu título de estreia, no horizonte.

 

O legado da Rare e os desafios atuais

 

A Playtonic foi fundada em 2014 por veteranos da Rare, o icónico estúdio responsável por clássicos como Banjo-Kazooie e, mais recentemente, por sucessos como Sea of Thieves. Yooka-Laylee, lançado em 2017 após uma bem-sucedida campanha no Kickstarter em 2015, foi apresentado como um sucessor espiritual dos jogos de plataformas e aventura 3D focados em personagens que marcaram a era da Nintendo 64.

 

Embora a Playtonic não esteja imune aos desafios de financiamento e comercialização de videojogos que afetam toda a indústria, a prática de aumentar a equipa para um novo projeto – como poderá ter sido o caso para Yooka-Replaylee – e depois dispensar esses novos membros antes do lançamento do jogo é, infelizmente, algo relativamente comum no setor. Sem mais informações da empresa, não é possível confirmar se este é o cenário específico.

 

Playtonic Friends e o futuro incerto

 

Para além do desenvolvimento dos seus próprios títulos, a Playtonic tem vindo a construir um catálogo interessante através da sua marca de publicação, Playtonic Friends. Muitos dos jogos que edita partilham o ADN "Rare", como o charmoso jogo de aventura Lil Gator Game ou o desafiante jogo de plataformas Demon Turf.

 

Os atuais despedimentos surgem num momento de grande instabilidade e reestruturação na indústria global de videojogos, com muitas empresas, grandes e pequenas, a anunciarem cortes de pessoal. Resta aguardar por mais detalhes sobre o futuro da Playtonic e o impacto que esta redução terá nos seus projetos vindouros.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech