A AMD acaba de lançar uma nova placa gráfica e, para garantir que tudo corre sobre rodas, disponibilizou também uma nova versão dos seus drivers. A atualização AMD Software: Adrenalin Edition 25.6.1 chega hoje com suporte oficial para as novas RX 9060 XT e para a AMD Radeon AI PRO R9700, aproveitando ainda para expandir a lista de jogos compatíveis com a tecnologia de upscaling AMD FidelityFX Super Resolution 4.
Suporte para as novas estrelas RDNA 4 e de IA
A grande novidade é o suporte para o hardware acabado de anunciar. A placa gráfica RX 9060 XT, focada no mercado de consumo, é baseada na nova arquitetura RDNA 4 e chega em duas versões: uma com 8GB e outra com 16GB de memória VRAM. Os preços anunciados começam nos 300 dólares (aproximadamente 280 euros) e 350 dólares (cerca de 325 euros), respetivamente.
Para o segmento profissional, a AMD introduziu a Radeon AI PRO R9700, uma placa desenhada para cargas de trabalho de Inteligência Artificial que impressiona com os seus 32GB de VRAM. Embora o suporte de software já esteja disponível com este novo driver, a AMD prevê que a placa comece a ser comercializada durante o próximo mês de julho de 2025.
Novidades para jogos e correções bem-vindas
Os jogadores recebem também boas notícias com esta atualização. A AMD adicionou suporte oficial para o recém-lançado Onimusha 2: Samurai's Destiny Remaster
, o jogo de ação da Capcom.
No que toca a correções, a equipa da AMD resolveu um problema na interface do Radeon Boost, onde as seleções de Qualidade e Desempenho estavam invertidas. Foram também corrigidos problemas de performance no jogo Le Mans Ultimate
em placas gráficas da série RX 9070.
Atenção: a lista de problemas que ainda persistem
Como é habitual, a AMD partilhou uma lista de problemas já identificados e para os quais ainda está a trabalhar numa solução. Se encontrar alguma destas situações, saiba que a empresa está ciente:
- Podem ocorrer "soluços" (stutter) e desempenho abaixo do esperado ao usar o atalho Alt-Tab e fazer streaming para o Discord com vários monitores.
- Em
Marvel Spiderman 2
, podem ocorrer falhas intermitentes da aplicação ou do driver com o Ray Tracing ativado na Radeon RX 9060 XT. - A primeira vez que se inicia
The Last of Us Part 1
em placas Radeon RX 9060 XT pode resultar numa falha da aplicação. - Pode ser observado "stutter" em jogos com alguns headsets de realidade virtual a 80Hz ou 90Hz em certas placas gráficas AMD Radeon, como a série RX 7000. Recomenda-se alterar a taxa de atualização como solução temporária.
- Podem ocorrer falhas intermitentes do sistema ou da aplicação ao jogar
Cyberpunk 2077
em algumas placas gráficas AMD Radeon, como a série RX 7000. - Ao jogar
Monster Hunter Wilds
com o Radeon Anti-Lag e o Instant Replay ativados, podem ocorrer falhas ou timeouts do driver. - Podem surgir artefactos ou corrupção gráfica ao jogar
Battlefield V
em placas da série Radeon RX 7000. - Pode ser observado "stutter" ao jogar no mapa ‘Verdansk’ da Season 03 de
Call of Duty: Warzone
em alguns produtos gráficos da AMD. - Ao reproduzir vídeos do YouTube em resolução 4K no Chromium, pode notar-se "stutter" e desempenho inferior. Recomenda-se ver os vídeos em ecrã inteiro como solução temporária.
- Em
The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered
, podem aparecer texturas a piscar ou corrompidas com o AMD FidelityFX Super Resolution ativado na Radeon RX 9070 XT. A recomendação é desativar o FSR temporariamente.
A lista completa de jogos com suporte para FSR 4 pode ser consultada na página de suporte da AMD. O novo driver AMD Software: Adrenalin Edition 25.6.1, com certificação WHQL, já pode ser descarregado através da aplicação AMD Software ou diretamente da página de notas de lançamento no seu site oficial.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!