Na senda das novidades de Inteligência Artificial apresentadas no seu evento I/O em maio, a Google está a preparar uma alteração fundamental na forma como interagimos com o seu motor de busca. A mais recente aposta é o "Search Live", uma funcionalidade que permite conversar por voz com a IA da pesquisa de uma forma totalmente natural, e que já começou a chegar a alguns utilizadores.
Como funciona a nova pesquisa por voz?
A função, denominada "Search Live", já começou a ser distribuída a um grupo restrito de utilizadores em Android e iOS, de acordo com o 9to5Google. Para os sortudos que receberam o acesso, um novo botão surge diretamente abaixo da barra de pesquisa, exibindo ondas sonoras e a estrela de quatro pontas que a Google associa às suas ferramentas de IA. Este logótipo é o mesmo utilizado no Gemini Live, sugerindo uma uniformização da identidade visual para as suas tecnologias de conversação.
Para iniciar a experiência, basta tocar nesse botão ou no ícone circular ao lado da caixa de texto no "AI Mode". De momento, esta nova opção substitui o atalho para o Google Lens que permitia pesquisar a partir de imagens na galeria do dispositivo.
Uma interface intuitiva mas com trabalho pela frente
A interface apresentada é minimalista e intuitiva. No topo, encontramos o logótipo "G" e botões para opções adicionais ou para sair. Ao centro, uma onda colorida flutua para indicar que a conversação por IA está ativa, enquanto na parte inferior existem controlos para silenciar o microfone ou, teoricamente, para transcrever a conversa.
No entanto, por se tratar de uma fase de testes, nem tudo está finalizado. O botão de transcrição, por exemplo, não exibe legendas em tempo real. Em vez disso, encerra o Search Live e abre o modo de conversação por texto. As funcionalidades de câmara também se encontram desativadas nesta fase. Ainda assim, já é possível escolher entre quatro vozes distintas para a IA: Cosmo, Neso, Terra e Cassini.
Disponibilidade: quando chega e como experimentar?
Ainda não existe uma data oficial para o lançamento do Search Live a todos os utilizadores. Contudo, os testes iniciais indicam que a ferramenta é bastante estável nas suas funções atuais. É possível realizar pesquisas por voz e adicionar contexto para refinar os resultados de forma fluida, com as respostas a serem apresentadas em cartões no ecrã, podendo até ser lidas em voz alta pela assistente.
Para os mais entusiastas que desejam experimentar a novidade o quanto antes, a única via é a inscrição no Search Labs. Contudo, mesmo assim, o acesso não é garantido, pois depende da seleção da Google para os seus grupos de teste.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!