A Snap prepara-se para dar um passo de gigante no mundo da realidade aumentada (RA). O CEO da empresa, Evan Spiegel, anunciou durante a Augmented World Expo (AWE) que a próxima geração dos seus óculos de RA autónomos, batizados de "Specs", será lançada já no próximo ano, com um design mais apelativo e funcionalidades reforçadas.
Os novos Specs prometem ser mais pequenos, mais leves e significativamente mais potentes do que o dispositivo atual, que é focado exclusivamente em programadores. A grande novidade é que este novo modelo será finalmente disponibilizado ao público geral.
Adeus ao design volumoso e olá ao público geral
Ainda que os fãs da Snapchat mais curiosos sobre a tecnologia de RA da empresa pudessem sentir-se intimidados pelo design atual, descrito como volumoso e pesado, a promessa de um formato mais reduzido e leve é uma excelente notícia. Evan Spiegel adiantou que os óculos estarão "prontos para o lançamento público", embora não tenha revelado detalhes sobre o possível preço de venda.
Esta nova abordagem representa uma mudança de paradigma face ao modelo atual, a quinta geração dos Spectacles, que apenas está acessível a programadores aprovados através de uma subscrição de 99 dólares por mês (cerca de 92€ mensais) com um compromisso de um ano.
A inteligência artificial será o cérebro da operação
A Snap partilhou poucos pormenores técnicos sobre o novo hardware, mas deixou claro que a inteligência artificial (IA) terá um papel central. Numa publicação no blogue oficial da Snap, a empresa sugeriu que o futuro da interação digital passa pela imersão. "É evidente que os dispositivos e interfaces de utilizador atuais são lamentavelmente inadequados para concretizar todo o potencial da IA", escreveu a empresa. "Os chatbots darão em breve lugar a experiências imersivas que trazem a IA para o mundo através da realidade aumentada".
A visão da empresa é clara: capacitar os utilizadores a expressarem-se, viverem o momento, aprenderem sobre o mundo e divertirem-se de formas totalmente novas e integradas com o ambiente físico.
Parcerias com OpenAI e Google para Lentes mais inteligentes
A versão existente dos Spectacles já conta com algumas experiências baseadas em IA, fruto de uma parceria com a OpenAI. Para o futuro, a Snap anunciou novas integrações com a OpenAI e também com a Google, permitindo que os programadores criem "Lentes" multimodais para os Specs. Isto significa que os óculos poderão utilizar as câmaras integradas para analisar e reagir ao que o utilizador está a ver.
A empresa adiantou que os programadores já criaram experiências que demonstram este potencial, incluindo:
- Geração de receitas culinárias com base nos ingredientes disponíveis
- Tradução de texto em tempo real
- Conversão de moeda instantânea
Para garantir que os novos óculos chegam ao mercado com um ecossistema robusto, Spiegel confirmou que as Lentes de RA que os programadores estão a criar atualmente serão compatíveis com as novas armações. Assim, quando os Specs forem lançados, já deverão ter um catálogo estabelecido de experiências de realidade aumentada prontas a utilizar.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!