É um dia em grande para todos os fãs de Minecraft. A Mojang lançou finalmente a tão aguardada atualização gráfica, acompanhada por uma dose de novos conteúdos. A atualização "Chase the Skies" já se encontra disponível em todas as plataformas, enquanto a remodelação "Vibrant Visuals" chega, para já, apenas à edição Bedrock do jogo, com a promessa de ser lançada mais tarde para a Java Edition.
Esta não é a primeira vez que o estúdio tenta modernizar a aparência do seu icónico jogo. Há oito anos, o projeto "Super-Duper Graphics" foi planeado, mas acabou por ser cancelado devido a problemas de desempenho e outras complicações. Felizmente, a nova tentativa foi bem-sucedida e já está nas mãos dos jogadores.
Gráficos vibrantes para todos (ou quase todos)
A grande novidade é a atualização "Vibrant Visuals", que integra de forma nativa uma série de melhorias visuais que antes só eram possíveis com o Minecraft RTX ou com a instalação de shaders de terceiros. A lista de melhoramentos inclui iluminação direcional, nevoeiro volumétrico, sombras aprimoradas, reflexos e até os populares "godrays" (raios de luz divinos).
O melhor de tudo é que não precisa de um PC topo de gama para desfrutar desta nova vida visual. A atualização está disponível para uma vasta gama de dispositivos:
- Android com processadores Adreno 640, Mali-G68, Mali-G77, Xclipse 530 ou superiores.
- iPhones e iPads com o processador A12, M1 ou superiores.
- Qualquer PC com suporte para DirectX 12.
- PlayStation 4 e PlayStation 5.
- Xbox One e Xbox Series X|S.
Para ativar os "Vibrant Visuals", basta aceder às definições de vídeo do jogo. No entanto, a Mojang alerta que, apesar da ampla compatibilidade, a ativação destas melhorias terá um impacto no desempenho. Os jogadores podem, contudo, ajustar individualmente cada efeito para encontrar o equilíbrio perfeito entre qualidade e fluidez. De notar ainda que, de momento, o modo multijogador em ecrã dividido, assim como alguns mundos e pacotes de texturas, não são compatíveis com os novos gráficos.
Novidades pelos céus e pela terra
A par da revolução visual, a atualização "Chase the Skies" foca-se em adicionar novos conteúdos e refinar a jogabilidade. Esta atualização introduz "ghasts" felizes, novos discos de música, uma barra localizadora para jogadores e nevoeiro ambiental no mundo principal (Overworld).
Foram também adicionadas novas músicas de fundo e implementadas pequenas, mas significativas, alterações de jogabilidade. Agora, por exemplo, os jogadores podem fabricar selas e rédeas, bem como domar cavalos usando cenouras.
Para mais detalhes sobre todas as novidades, pode consultar a publicação completa no site oficial do Minecraft.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!