A gigante japonesa Honda, mais conhecida pelos seus carros e motas, acaba de enviar um aviso claro aos céus e à SpaceX: também quer um lugar na nova corrida espacial. A empresa realizou com sucesso o primeiro lançamento do seu foguetão reutilizável experimental, um marco significativo para um projeto de investigação e desenvolvimento com apenas quatro anos.
Um teste modesto, mas com uma precisão impressionante
O lançamento ocorreu a partir de uma instalação da Honda em Taiki, Hokkaido, uma cidade japonesa que se está a tornar um polo para a indústria espacial. O foguetão, com 6,3 metros de altura e um peso de 900 kg, atingiu uma altitude modesta de 271,4 metros. No entanto, o verdadeiro sucesso está na aterragem: conseguiu pousar a uns meros 37 centímetros do seu alvo.
Apesar de o tempo total de voo ter sido de apenas 56,6 segundos, foi o suficiente para a Honda demonstrar e validar tecnologias chave para a reutilização de foguetões, como a estabilidade de voo e a capacidade de aterragem controlada. Para os entusiastas que se lembram dos primeiros testes da SpaceX com o seu protótipo "Grasshopper" por volta de 2012, a Honda encontra-se agora numa fase de desenvolvimento muito semelhante.
Dos carros aos satélites: a estratégia espacial da Honda
Mas por que motivo está uma fabricante de automóveis a construir foguetões? A Honda afirma que o objetivo é alavancar as suas tecnologias de base para oferecer serviços espaciais, considerando os foguetões reutilizáveis uma peça fundamental para o transporte espacial sustentável. A empresa tem como meta realizar lançamentos suborbitais até 2029.
Embora uma decisão sobre a comercialização ainda não tenha sido tomada, a visão passa por lançar satélites de deteção remota e de comunicações de área alargada. A crescente procura por lançamentos de satélites representa uma oportunidade económica que a Honda quer aproveitar, desenvolvendo sistemas próprios que tornem estas operações mais baratas. Especula-se ainda que, ao desenvolver o seu próprio sistema de lançamento, a Honda possa, no futuro, colocar em órbita os seus próprios satélites para fornecer serviços de valor acrescentado aos seus veículos.
Um cenário competitivo com um novo e paciente jogador
A Honda é apenas a mais recente de uma lista crescente de empresas que tentam dominar a tecnologia de foguetões reutilizáveis. Neste campo, a SpaceX e a Blue Origin são os nomes mais sonantes, mas existem muitas outras companhias em todo o mundo a desenvolver soluções semelhantes.
Comparada com os gigantes do setor, a Honda está ainda a dar os seus primeiros passos. Contudo, este primeiro sucesso demonstra uma abordagem focada, metódica e bem-sucedida. A esperança é que, a longo prazo, a entrada de novos concorrentes como a Honda possa ajudar a reduzir os custos de acesso ao espaço e a estimular ainda mais a inovação em todo o setor.
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