A Microsoft arrancou a semana com o lançamento de duas novas builds, praticamente idênticas, para os participantes nos canais Dev e Beta do programa Windows Insider. A Build 26200.5661 (canal Dev) e a 26120.4452 (canal Beta) já estão disponíveis para download e trazem duas novidades de destaque: uma nova página inicial para a controversa funcionalidade Recall e a capacidade de personalizar a localização dos indicadores do sistema no ecrã.
Recall ganha uma nova "casa"
A página inicial do Recall foi redesenhada para oferecer uma experiência mais personalizada, ajudando os utilizadores a regressar rapidamente às suas atividades recentes. A nova interface exibe agora os "snapshots" mais recentes e uma secção dedicada às três aplicações e websites onde o utilizador passou mais tempo nas últimas 24 horas.
Adicionalmente, o Recall recebeu uma nova barra de navegação no lado esquerdo do ecrã, que inclui atalhos rápidos para a página inicial (Home), a linha do tempo (Timeline), a secção de feedback e as definições da funcionalidade.
Mude os indicadores do sistema de sítio
A outra grande novidade é a capacidade de escolher onde os indicadores do sistema, como os de brilho e volume, aparecem no ecrã. Até agora, a sua posição era fixa, mas os utilizadores podem agora optar por exibi-los no canto superior esquerdo ou no centro do topo do ecrã.
Para ajustar esta preferência, basta navegar até Definições > Sistema > Notificações > Posição do pop-up no ecrã.
Outras melhorias e ajustes
Estas builds incluem ainda outras alterações significativas:
Menu Iniciar: Foi adicionada uma nova opção à política de configuração de pins do Menu Iniciar que permite aos administradores aplicar os ícones fixados apenas uma vez. Isto significa que o utilizador recebe a configuração inicial do administrador, mas pode depois fazer as suas próprias alterações sem que estas sejam revertidas.
Explorador de Ficheiros: A Microsoft está a reiniciar a implementação das ações de IA no Explorador de Ficheiros, que tinha começado com a Build 26120.4151. Alguns Insiders poderão ter notado o desaparecimento temporário desta funcionalidade.
Definições: A secção "Idioma e região" nas Definições passa a exibir o país ou região selecionado durante a configuração inicial do dispositivo.
Correções e problemas conhecidos
Como habitual, estas versões trazem um conjunto de correções para problemas detetados anteriormente:
Resolvido um problema que fazia com que o som de arranque do Windows Vista fosse reproduzido em vez do som do Windows 11.
Corrigida uma falha que impedia o funcionamento da opção de reposição do PC em Definições > Sistema > Recuperação.
Resolvido um erro que causava falhas no arranque de certas máquinas virtuais KVM, exibindo a mensagem “UNSUPPORTED_PROCESSOR”.
Apenas no canal Dev: Corrigido um problema que causava erros críticos (BSOD) com o código KERNEL_SECURITY_CHECK_FAILURE para um pequeno número de utilizadores após a atualização.
No entanto, existem ainda alguns problemas conhecidos, entre os quais se destacam a possibilidade de alguns utilizadores enfrentarem um rollback da instalação com o erro 0x80070005, problemas com o uso de comandos Xbox via Bluetooth que podem causar um erro crítico no sistema e algumas falhas na nova experiência do Menu Iniciar.
A Microsoft detalhou todas as novidades e problemas nos seus anúncios oficiais para o canal Dev e para o canal Beta no Windows Insider Blog.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!