1. TugaTech » Hardware » Montagem, Dúvidas e Ajuda de Hardware

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

conectado

#1 [Dica] Optimize o seu disco rígido externo - em Sab 10 Dez 2011 - 17:01

DJPRMF

Administrador
avatar
Os discos rígidos externos são, nos dias de hoje, utensílios úteis a bastante popularizados. Apesar de não terem a mobilidade de uma pen USB, conseguem ser portáteis o suficiente e atingir a capacidade de um disco rígido regular. É igualmente uma alternativa quando o espaço na caixa do nosso computador já não permite mais discos.

Neste pequeno artigo o TugaTech irá referir algumas utilidades e dicas para optimizar o seu disco externo ou melhora-lo.

1º Aquecimento

Como qualquer componente, os discos rígidos também aquecem quando se encontram em funcionamento. Apesar das temperaturas atingidas não serem, normalmente, um problema, não deixa de ser importante precaver de possíveis problemas.


A maioria dos fabricantes aplica um design bonito nas caixas dos discos, mas com quebras em termos de arrefecimento. A única hipótese para melhorar o mesmo, se a sua caixa não tiver um arrefecimento adequado, passa por a abrir e furar o plástico da mesma. 

Uns pequenos furos são o suficiente para deixar o seu disco mais “ameno”.


2º Mantenha o disco estável

Um disco rígido externo é, basicamente, um disco regular dentro de uma caixa. Desta forma, tal como acontece com os discos rígidos dentro do seu computador, deve manter os mesmos o mais estáveis possíveis enquanto em funcionamento.

Caso esteja a prever que vai mexer no disco durante o seu funcionamento, desligue o mesmo primeiro, para evitar danos.


3º Utilize o espaço extra como "memória virtual"

Certos programas, como o Photoshop, permitem que seja criada uma memória virtual, de forma a melhorar a performance das aplicações. Caso o seu disco externo tenha uma grande quantidade de espaço e não o utilize, pode dar-lhe algum uso em configurar esta memória virtual.

Pode mesmo fazer esta alteração no próprio Windows, com o ReadyBoost. No entanto o seu disco deve suportar esta tecnologia para o utilizar.


4º Backups,backups e backups...


Outra utilidade para ocupar espaço “vazio” passa por utilizar o mesmo para armazenar os seus backups. 

Um backup previne que perca dados importantes caso o seu disco principal falhe ou tenha algum problema no sistema. Desta forma, independentemente do que ocorra, têm sempre as cópias de segurança à mão para restaurar.


5º Transforme o disco externo em "interno"

Como já foi dito, um disco rígido externo, basicamente, trata-se de um disco rígido normal dentro de uma caixa. Desta forma, se a sua caixa tiver espaço para o ligar, poderá retirar o mesmo de dentro desta caixa e utilizar directamente no seu computador.

Irá obter sempre uma melhor performance e pode mesmo poupar. Alguns discos rígidos externos são mais baratos que os internos, uma vez que os fabricantes compram grandes quantidades dos mesmos para o fabrico, reduzindo assim os preços dos mesmos.

6º E aproveite a caixa do disco...

Se seguiu a dica em cima, agora deve ter uma caixa vazia e, o mais provável, é ficar “num canto” sem utilidade.
Se tiver algum disco rígido igualmente “num canto” aproveite a caixa e transforme o mesmo num disco rígido externo.

Basta abrir a mesma e colocar o novo disco dentro da mesma. Note que as ligações devem ser similares (por exemplo SATA ou IDE).


7º Formate como NTFS

A maioria dos discos rígidos externos encontra-se formatada como FAT ou FAT32. Apesar de esta opção ser uma boa para utilizar em pens, deixa o disco vulnerável a erros e a performance é igualmente reduzida.

Para tal considere formatar o disco como NTFS, que irá obter uma melhor performance. Mas note que, desta forma, deverá ejectar o disco caso o pretenda remover, enquanto este se encontra em utilização. Desta forma previne perdas de dados.


Esperamos que estas dicas o tenham ajudado a optimizar o seu disco rígido externo.
Alguma duvida, como sempre, basta colocar!


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

#2 Re: [Dica] Optimize o seu disco rígido externo - em Sab 10 Dez 2011 - 19:40

SkySurfer

Super-membro
avatar
Mais uma dica bastante útil. Gracias DJPRMF. TugaTech Rules Rock Out

Ver perfil do usuário

#3 Re: [Dica] Optimize o seu disco rígido externo - em Seg 19 Dez 2011 - 15:11

paulito007

Utilizador
avatar
Dicas muito uteis, thanks (:

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech