
A Google tem um longo historial de criar aplicações com funcionalidades sobrepostas para, eventualmente, descontinuar uma delas em favor de uma solução mais centralizada. Depois de assistirmos a este processo com o Gmail e o Inbox, ou o Meet e o Hangouts, a empresa prepara-se para dar o passo final na fusão de duas outras ferramentas: o Google Tasks e os Lembretes criados através do Assistente ou do Calendário. A próxima e última fase desta transição está prestes a começar, envolvendo a migração dos lembretes do Google Keep.
A gigante tecnológica anunciou em 2022 os seus planos para fundir a funcionalidade de lembretes com o Tasks, começando a oferecer opções de migração manual no ano seguinte. Agora, a transição dos lembretes criados no Google Keep, prevista para 2025, está iminente.
O que vai mudar para os utilizadores do Keep?
Segundo uma atualização recente numa página de suporte da Google, avançada pelo site 9to5Google, a migração está programada para ocorrer "na segunda metade de 2025". Quando o processo tiver início, os lembretes criados no Google Keep serão automaticamente guardados no Google Tasks.
Na prática, isto significa que poderá editar ou marcar os seus lembretes como concluídos a partir das aplicações móveis ou web do Tasks e do Calendário, ou até mesmo usando o Gemini. No entanto, para não perturbar o fluxo de trabalho dos utilizadores, ainda será possível gerir e concluir os lembretes diretamente na aplicação Keep, embora o seu armazenamento seja consolidado num único local. Espera-se que tanto os lembretes novos como os já existentes sejam migrados, passando a exibir a etiqueta "Do Keep" para fácil identificação.
Tasks como o centro nevrálgico para todas as tarefas
Dado que já nos encontramos no período temporal definido pela Google, a transição pode começar a qualquer momento. Quando o processo estiver concluído, o Google Tasks tornar-se-á o destino único para todas as listas de afazeres e lembretes criados no ecossistema de aplicações da Google e do Workspace, incluindo o Calendário, Chat, Docs, Gmail e Gemini.
Esta mudança marca o fim definitivo dos Lembretes Google como uma funcionalidade independente, consolidando o Tasks como a ferramenta central para a gestão de todas as tarefas e pendentes dos utilizadores.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!