A Microsoft está a dar um passo de gigante para resolver uma das maiores frustrações dos jogadores de PC: a necessidade de ter múltiplas aplicações para aceder a diferentes bibliotecas de jogos. A aplicação Xbox para PC está a ser transformada num agregador universal, permitindo gerir todos os jogos instalados a partir de um único local, de forma semelhante ao que já fazem plataformas como o GOG Galaxy.
A novidade, que já tinha sido sugerida num mockup visual da Microsoft no início do ano, começa agora a chegar aos utilizadores.
Uma biblioteca para governar todas as outras
Oficialmente batizada de 'aggregated gaming library' (biblioteca de jogos agregada), a nova funcionalidade foi anunciada hoje e promete unificar a experiência de jogo no Windows. De momento, a Microsoft confirma que a funcionalidade junta os jogos da própria biblioteca Xbox, os títulos do Game Pass, os da Battle.net e de "outras lojas de PC líderes".
Embora a empresa não tenha especificado quais são todas estas "outras" lojas, é quase certo que gigantes como o Steam, a Epic Games Store, o Ubisoft Connect e a EA App estejam entre os candidatos. Quando um jogo de uma loja suportada é instalado no computador, este deverá aparecer automaticamente na secção "A Minha Biblioteca" da aplicação Xbox.
Para quem prefere manter as coisas separadas, a Microsoft garante que será possível ocultar jogos de lojas específicas ou desativar completamente a funcionalidade através do menu de Definições.
Já pode experimentar, mas o melhor chega no Natal
Os mais curiosos não precisam de esperar muito. A funcionalidade já está disponível para teste para todos os membros do programa Xbox Insiders no PC. Basta utilizar a aplicação Xbox Insider para se inscrever e ter acesso antecipado a esta e outras novidades, permitindo à Microsoft recolher feedback valioso antes do lançamento final.
O lançamento público e em grande escala está previsto para a época natalícia deste ano, chegando em primeiro lugar a consolas portáteis como a ROG Ally e a futura ROG Ally X. O objetivo é claro: "Quer esteja num PC Windows ou num dispositivo portátil, a sua biblioteca Xbox, centenas de títulos do Game Pass e todos os seus jogos instalados das principais lojas de PC estarão agora na ponta dos seus dedos", afirma a empresa, acrescentando que "isto é apenas o começo" e que mais lojas serão adicionadas ao longo do tempo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!