1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Apple App Store

A Apple anunciou uma alteração significativa na forma como as aplicações são categorizadas por idade na App Store, introduzindo um sistema mais detalhado para oferecer maior clareza e controlo aos pais. A empresa está a substituir as anteriores faixas de 12+ e 17+ por novas classificações de 13+, 16+ e 18+, que se juntam às já existentes 4+ e 9+.

O que muda para os programadores e para as apps?

Para se adaptarem a este novo sistema, os programadores terão de responder a um novo conjunto de questões sobre o conteúdo das suas aplicações. Estas perguntas visam identificar temas sensíveis, como conteúdos médicos, de bem-estar ou violência. Com base nas respostas, a Apple calculará a classificação etária apropriada, que os programadores poderão visualizar e, se necessário, ajustar na plataforma App Store Connect.

A empresa adiantou que todas as aplicações e jogos na App Store já foram atualizados automaticamente para se alinharem com o novo sistema. Além disso, para facilitar a criação de experiências adequadas a cada idade, a Apple vai disponibilizar uma nova API aos programadores. Esta ferramenta permitirá que as apps acedam à faixa etária do utilizador – informação fornecida pelos pais durante a configuração do dispositivo – sem revelar dados pessoais como a data de nascimento, protegendo assim a privacidade da criança.

Maior controlo e informação para os pais

O objetivo principal desta atualização é oferecer aos pais e encarregados de educação uma orientação mais específica sobre as apps que os seus filhos pretendem descarregar. O sistema impedirá ativamente que as crianças instalem aplicações que excedam a sua faixa etária. A visibilidade de certas apps também será reduzida, não aparecendo em secções editoriais da App Store, como "Hoje", "Jogos" e "Apps", se não forem apropriadas para a idade da criança que utiliza o dispositivo.

As páginas de produto na App Store serão também enriquecidas com mais detalhes para ajudar na decisão dos pais. Serão destacadas informações cruciais, como:

  • Presença de conteúdo gerado por utilizadores

  • Inclusão de anúncios

  • Existência de controlos parentais incorporados na app

Esta transparência acrescida pode incentivar os programadores a integrar mais controlos parentais ou a criar experiências mais seguras para evitar uma classificação etária mais elevada, que poderia reduzir a visibilidade e distribuição da sua aplicação.

Quando chegam estas novidades?

As novas classificações etárias já se encontram disponíveis nas versões beta do iOS 26, iPadOS 26, macOS Tahoe 26, tvOS 26, visionOS 26 e watchOS 26. O lançamento para o público em geral está previsto para o próximo mês de setembro, chegando a todos os utilizadores.

O contexto: porque está a Apple a fazer isto agora?

Estas mudanças surgem numa altura de crescente debate legislativo, especialmente nos Estados Unidos, sobre como proteger as crianças online. Vários estados norte-americanos têm introduzido leis que exigem que as lojas de aplicações verifiquem a idade das crianças para obter consentimento parental. A solução da Apple procura dar resposta a estas preocupações, criando um sistema robusto de verificação de idade gerido pelos pais, o que é considerado mais fiável do que pedir às crianças que insiram a sua própria idade, uma vez que estas podem facilmente mentir para aceder a conteúdos restritos.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech