1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Novos sistemas da Apple

 

Durante a sua conferência anual de programadores, a WWDC 2025, a Apple revelou uma atualização de peso para a sua aplicação Atalhos, que passará a estar profundamente integrada com o novo sistema de inteligência artificial da empresa, o Apple Intelligence. Esta novidade promete tornar a criação de automações no iPhone e noutros dispositivos da marca uma tarefa muito mais simples e acessível para todos.

 

O que muda com a chegada da Apple Intelligence aos Atalhos?

 

A principal alteração é que a aplicação Atalhos consegue agora aceder diretamente ao Apple Intelligence. Isto permite aos utilizadores criar novas "ações inteligentes", um tipo de atalho impulsionado por IA que simplifica tarefas complexas. Por exemplo, será possível criar um atalho para sumarizar automaticamente um texto longo utilizando as Ferramentas de Escrita da Apple ou gerar imagens através do Image Playground com apenas um toque.

 

Para os programadores, a Apple vai disponibilizar o acesso ao seu modelo de linguagem de grande dimensão (LLM) que corre diretamente no dispositivo. Isto significa que as automações podem tirar partido da IA de forma privada e segura, processando a informação localmente ou através do Private Cloud Compute, a solução de nuvem privada da Apple, garantindo que os dados do utilizador permanecem protegidos.

 

novos atalhos da Apple

 

Até o ChatGPT pode ajudar a automatizar o seu iPhone

 

A flexibilidade do novo sistema não se fica pelos modelos da Apple. A empresa revelou que os utilizadores poderão integrar respostas do ChatGPT diretamente nos seus atalhos. Esta capacidade abre um novo leque de possibilidades.

 

Imagine um estudante que gravou o áudio de uma aula. Poderá criar um atalho que utiliza a IA para transcrever o áudio, compará-lo com os seus apontamentos e, de seguida, destacar os pontos mais importantes que possa ter perdido, tudo numa única ação automatizada.

 

Uma ferramenta de 'power user' agora para todos?

 

Até hoje, a aplicação Atalhos era vista por muitos como uma ferramenta para "power users" ou utilizadores avançados, aqueles com conhecimentos técnicos para criar sequências de automação. Comandos populares incluem a criação de GIFs personalizados, o registo de horas de trabalho, a organização de capturas de ecrã ou o encurtamento de URLs.

 

Com a integração da inteligência artificial, a Apple pretende eliminar esta barreira. A criação de atalhos torna-se mais intuitiva, permitindo que qualquer pessoa possa automatizar tarefas do dia a dia sem precisar de conhecimentos de programação, tornando o uso do iPhone potencialmente mais eficiente para um público muito mais vasto.

 

Uma solução enquanto a nova Siri não chega?

 

Este anúncio surge num momento estratégico. No ano passado, a Apple prometeu uma Siri completamente renovada com capacidades de IA, mas o lançamento acabou por ser adiado por necessitar de mais tempo de desenvolvimento.

 

A atualização da aplicação Atalhos pode, assim, funcionar como uma ponte importante, oferecendo aos utilizadores um gostinho do poder da IA da Apple na automação de tarefas. Para os mais curiosos, a Apple confirmou que as novas funcionalidades já estão disponíveis para teste a partir desta segunda-feira.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech