1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Google em smartphone

A Opera, empresa de origem norueguesa, apresentou uma queixa formal contra a Microsoft junto das autoridades da concorrência no Brasil. A acusação central é de que a gigante tecnológica cria um ambiente de concorrência desleal para navegadores alternativos, favorecendo o seu próprio browser, o Edge.

As acusações da Opera

Segundo a queixa submetida ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) do Brasil, a Microsoft abusa da sua posição dominante ao ter o Edge como o navegador pré-instalado em todas as máquinas com o sistema operativo Windows. Para a Opera, isto impede que outros browsers possam competir em pé de igualdade.

Além da pré-instalação exclusiva, a Opera alega que a Microsoft recorre a táticas de design e "dark patterns" (padrões obscuros) com o intuito de dificultar a vida aos utilizadores que tentam descarregar e definir outros navegadores como padrão.

Numa declaração, Aaron McParlan, conselheiro geral da Opera, foi direto nas críticas. "A Microsoft frustra a concorrência de navegadores no Windows a cada passo. Primeiro, navegadores como o Opera são impedidos de importantes oportunidades de pré-instalação", afirmou. "E depois, a Microsoft frustra a capacidade dos utilizadores de descarregar e usar navegadores alternativos."

Uma rivalidade com história

Este confronto entre as duas empresas não é uma novidade. Já em 2007, a Opera processou a Microsoft na União Europeia, com um argumento semelhante focado na integração do Internet Explorer no Windows, um caso que a Microsoft acabou por perder.

Mais recentemente, no ano passado, a Opera também defendeu, embora sem sucesso, que o navegador Edge deveria ser classificado como um "gatekeeper" (controlador de acesso) ao abrigo da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act) da União Europeia, o que imporia regras mais apertadas à Microsoft.

A queixa foi agora entregue às autoridades brasileiras, que irão analisar o caso, segundo avança a Reuters.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech