
A Google está a implementar uma nova funcionalidade no Calendário que promete simplificar consideravelmente a forma como agenda reuniões e compromissos. A plataforma passará a criar uma página de agendamento pré-configurada, eliminando a necessidade de uma configuração manual para quem utiliza esta ferramenta pela primeira vez.
Esta novidade faz parte da funcionalidade de "agendamento de horários", a solução mais robusta da empresa que substituiu os antigos "intervalos de tempo". O objetivo é claro: tornar o processo de encontrar um horário compatível entre várias pessoas mais rápido e eficiente.
Uma ajuda para quem nunca usou os agendamentos
Para os utilizadores que ainda não têm um calendário de agendamentos ativo, a nova página pré-configurada surgirá de forma automática. Esta página utilizará as horas de trabalho que já definiu no seu perfil do Google Calendar e será atualizada dinamicamente para evitar quaisquer conflitos com outros eventos já existentes na sua agenda.
Esta abordagem automática representa mais um passo da Google para tornar as suas ferramentas mais inteligentes e proativas, integrando assistentes que facilitam a gestão do dia a dia, como acontece com o Gemini no Calendário. No entanto, é importante notar que, se alterar as suas horas de trabalho posteriormente, terá de atualizar manualmente a disponibilidade na sua página de agendamentos para que as alterações sejam refletidas.
Mais controlo e organização para utilizadores frequentes
Quem já utiliza múltiplos calendários de agendamento — por exemplo, um para reuniões com clientes e outro para sessões de formação — também recebe novidades. Passa a ser possível visualizar e gerir todas as páginas de agendamento na barra lateral do Calendário, tanto na versão web como nas aplicações móveis.
Uma nova definição permite agora mostrar ou ocultar agendas individuais da grelha principal do calendário. Para tal, basta aceder à secção "Páginas de agendamento" na barra lateral, passar o rato sobre a agenda pretendida e, no menu de três pontos, selecionar "Mostrar no calendário" ou "Ocultar do calendário". Mesmo que uma agenda esteja oculta, os compromissos marcados continuarão a aparecer e o link de partilha permanecerá ativo.
Quando chega e para quem?
A partilha de uma página de agendamento está disponível na web e no telemóvel, mas a criação, edição e eliminação de uma página continuam, por agora, a ser exclusivas da versão web do Google Calendar.
Segundo o blog oficial do Google Workspace, a funcionalidade já começou a ser disponibilizada para os utilizadores no domínio de lançamento rápido. Para os restantes, a chegada está prevista para 1 de setembro de 2025. A implementação nas aplicações móveis também já se iniciou, mas poderá demorar mais de 15 dias a chegar a todos os dispositivos.
A ferramenta de agendamento de horários está disponível para clientes Google Workspace, subscritores do Workspace Individual e também para utilizadores com contas pessoais Google, embora algumas sub-funcionalidades possam variar dependendo do tipo de subscrição.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!