A Google anunciou uma nova funcionalidade para o Gmail, potenciada pela inteligência artificial do Gemini, que promete simplificar drasticamente o processo de agendar reuniões. A ferramenta, chamada "Help me schedule" (Ajuda-me a agendar), foi desenhada para eliminar a habitual e, por vezes, demorada troca de emails para encontrar uma data e hora que sirva a todos.
Como funciona o agendamento com Gemini?
A novidade está a ser implementada em várias subscrições do Workspace e pode ser acedida diretamente na barra de ferramentas inferior ao compor um novo email. O Gemini, que já existe no painel lateral do Gmail para ajudar a compor emails, passa agora a ter um papel mais proativo.
Quando a IA deteta que está a tentar coordenar um horário com outra pessoa, exibe um novo botão "Help me schedule". Ao clicar, o Gemini sugere automaticamente horários ideais, baseando-se no contexto da conversa por email e na disponibilidade do seu Google Calendar para os próximos dias.

É possível personalizar as sugestões, adicionando ou removendo opções através de um ícone de edição. Do outro lado, o destinatário do email apenas precisa de clicar no horário que preferir diretamente na mensagem. Feita a escolha, é gerado automaticamente um convite que é adicionado ao calendário de ambas as pessoas, simplificando todo o processo.
Disponibilidade e limitações
De acordo com a informação partilhada pela Google no seu blog oficial, esta funcionalidade está, para já, limitada ao agendamento de reuniões entre apenas duas pessoas, não suportando grupos. A ferramenta será ativada por defeito para os utilizadores elegíveis e a sua distribuição demorará algumas semanas até estar completa.

O "Help me schedule" está disponível para os planos Google Workspace Business Standard/Plus, Enterprise Starter/Standard/Plus, Frontline Plus, e para os utilizadores que adquiriram os extras Gemini Business/Enterprise ou os planos Google AI Pro.
Para quem ainda não tem a funcionalidade ativa, o método tradicional continua disponível. Basta clicar no menu de três pontos na janela de composição de email e selecionar a opção "Marcar uma hora para a reunião" para escolher manualmente um horário a partir do seu Google Calendar.

Nenhum comentário
Seja o primeiro!