1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Gmail compose

A Google anunciou uma nova funcionalidade para o Gmail, potenciada pela inteligência artificial do Gemini, que promete simplificar drasticamente o processo de agendar reuniões. A ferramenta, chamada "Help me schedule" (Ajuda-me a agendar), foi desenhada para eliminar a habitual e, por vezes, demorada troca de emails para encontrar uma data e hora que sirva a todos.

Como funciona o agendamento com Gemini?

A novidade está a ser implementada em várias subscrições do Workspace e pode ser acedida diretamente na barra de ferramentas inferior ao compor um novo email. O Gemini, que já existe no painel lateral do Gmail para ajudar a compor emails, passa agora a ter um papel mais proativo.

Quando a IA deteta que está a tentar coordenar um horário com outra pessoa, exibe um novo botão "Help me schedule". Ao clicar, o Gemini sugere automaticamente horários ideais, baseando-se no contexto da conversa por email e na disponibilidade do seu Google Calendar para os próximos dias.

ajuda para escolher horário de agendamento

É possível personalizar as sugestões, adicionando ou removendo opções através de um ícone de edição. Do outro lado, o destinatário do email apenas precisa de clicar no horário que preferir diretamente na mensagem. Feita a escolha, é gerado automaticamente um convite que é adicionado ao calendário de ambas as pessoas, simplificando todo o processo.

Disponibilidade e limitações

De acordo com a informação partilhada pela Google no seu blog oficial, esta funcionalidade está, para já, limitada ao agendamento de reuniões entre apenas duas pessoas, não suportando grupos. A ferramenta será ativada por defeito para os utilizadores elegíveis e a sua distribuição demorará algumas semanas até estar completa.

detalhes da funcionalidade do gmail para agendamento

O "Help me schedule" está disponível para os planos Google Workspace Business Standard/Plus, Enterprise Starter/Standard/Plus, Frontline Plus, e para os utilizadores que adquiriram os extras Gemini Business/Enterprise ou os planos Google AI Pro.

Para quem ainda não tem a funcionalidade ativa, o método tradicional continua disponível. Basta clicar no menu de três pontos na janela de composição de email e selecionar a opção "Marcar uma hora para a reunião" para escolher manualmente um horário a partir do seu Google Calendar.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

Encontrou algum erro neste artigo?

Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech