
A Microsoft anunciou uma nova e poderosa funcionalidade para o SharePoint, que promete facilitar consideravelmente a criação de conteúdo em páginas. A gigante da tecnologia está a introduzir as "Secções com IA", uma ferramenta de autoria que gera secções completas e detalhadas a partir de um simples pedido de texto do utilizador.
Esta novidade visa acelerar o processo de construção de páginas, garantindo ao mesmo tempo que o conteúdo gerado é relevante e contextualizado. Para evitar que a inteligência artificial produza informação aleatória, a Microsoft assegurou que o sistema utiliza o contexto da página já existente para sugerir novo conteúdo, podendo ainda ser enriquecido com ficheiros relevantes fornecidos pelo utilizador.
Como funciona a criação de secções com IA
Para começar a utilizar a nova ferramenta, os utilizadores encontrarão a opção "Adicionar secção usando IA". Ao clicar, podem escolher entre sugestões de pedidos baseadas no conteúdo da página ou escrever as suas próprias instruções. Opcionalmente, é possível adicionar fontes de informação, como ficheiros ou transcrições de reuniões, para dar mais contexto à IA.
As "Secções com IA" geram conteúdo que pode incluir informações de transcrições de reuniões, documentos recentes e outros materiais aos quais o Copilot tem acesso. A ferramenta utiliza as fontes do utilizador, o conhecimento organizacional e o conteúdo da página para criar uma secção coesa e pertinente.
Controlo total para o utilizador
A Microsoft sublinha que o resultado gerado pela IA será sempre um rascunho, dando aos utilizadores controlo total sobre o que é publicado. Caso o resultado inicial não seja o ideal, existe uma opção para regenerar o conteúdo e obter novas sugestões, bem como a possibilidade de alternar entre as diferentes opções geradas.
Após a criação da secção, os utilizadores podem recorrer à funcionalidade de refinamento com IA para fazer ajustes ao conteúdo e ao layout. A Microsoft exemplifica com a alteração de imagens de fundo, a adição de informações de contacto ou a reformulação do texto para um tom mais profissional. Uma vez satisfeito com o resultado, o utilizador pode adicionar a secção à sua página e editá-la como faria com qualquer outra.
Disponibilidade
De acordo com o anúncio no blog oficial da Microsoft, a funcionalidade começará a ser disponibilizada globalmente e para clientes GCC (Government Community Cloud) no final de agosto. Nesta fase inicial, será possível gerar secções com base em ficheiros ou transcrições de reuniões, mas a empresa está ativamente à procura de feedback dos utilizadores para definir o rumo futuro das opções de fontes de dados.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!