
Depois dos rumores que circularam na semana passada, a confirmação oficial chegou. A Electronic Arts (EA), uma das maiores editoras da indústria dos videojogos, vai deixar de ser uma empresa pública e tornar-se numa entidade privada. A aquisição foi feita por um consórcio de investidores que inclui o Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, a firma de capitais privados Silver Lake e a Affinity Partners.
O negócio, que promete abalar os alicerces do setor, foi avaliado na impressionante quantia de 55 mil milhões de dólares, o que se traduz em aproximadamente 52,25 mil milhões de euros.
Um negócio de valores astronómicos
De acordo com os termos anunciados num comunicado oficial, os acionistas da EA irão receber 210 dólares (cerca de 200 euros) em dinheiro por cada ação detida. Este valor representa um prémio de 25% sobre o último preço por ação não afetado pelos rumores, que se situava nos 168,32 dólares. A empresa destaca ainda que este valor é superior ao máximo histórico de 179,01 dólares por ação.
Andrew Wilson, Presidente e CEO da Electronic Arts, afirmou que este momento é um "poderoso reconhecimento do trabalho notável" das equipas da empresa, que criaram algumas das propriedades intelectuais mais icónicas do mundo. Wilson mostra-se entusiasmado com o futuro, declarando que, juntamente com os novos parceiros, irão criar "experiências transformadoras para inspirar as gerações futuras".
A crescente influência saudita nos videojogos
A entrada do PIF da Arábia Saudita neste negócio não é uma surpresa total. O fundo soberano tem vindo a investir massivamente em grandes empresas de videojogos ao longo dos últimos anos. Antes desta aquisição histórica, o PIF já detinha 9,9% da EA.
O seu portfólio de investimentos inclui participações em gigantes como a Take-Two, Nintendo, Capcom e Nexon. Antes da compra pela Microsoft, o fundo também possuía uma parte da Activision Blizzard, demonstrando uma estratégia clara para se tornar uma força dominante no entretenimento digital.
Jared Kushner, Diretor Executivo da Affinity Partners, elogiou a EA como uma "empresa extraordinária com uma equipa de gestão de classe mundial e uma visão arrojada para o futuro", mostrando-se entusiasmado com o que está para vir.
Fundada em 1982, a EA tornou-se pública em 1990. Desde então, ficou mundialmente conhecida pelos seus jogos de desporto anuais, como EA SPORTS FC (anteriormente FIFA), Madden NFL e NHL. Fora do desporto, o seu catálogo inclui séries de renome como The Sims, Apex Legends, Mass Effect, Need for Speed e Battlefield, com um foco crescente em experiências de serviço contínuo.










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