
A Google está a preparar uma atualização importante para o sistema de Alertas de Sismo do Android, que vai tornar mais fácil e rápido avisar amigos e familiares em caso de perigo. A novidade foi descoberta numa análise à versão 25.40.30 da aplicação Google Play Services.
A funcionalidade, que visa reforçar a segurança dos utilizadores, irá introduzir um botão de partilha diretamente na notificação de alerta de sismo, permitindo uma comunicação quase instantânea com os contactos mais importantes.
Como vai funcionar a partilha de alertas?
Quando um utilizador receber um aviso de sismo no seu telemóvel Android, terá um novo botão com a opção “Partilhar alerta”. Ao tocar nele, o sistema criará automaticamente uma mensagem pré-definida que pode ser enviada através de aplicações de mensagens, como o WhatsApp ou o Telegram, ou partilhada nas redes sociais.
A mensagem incluirá a hashtag “#AndroidEarthquakeAlerts”, ajudando a disseminar a informação de forma clara e organizada. O principal objetivo é permitir que as pessoas alertem os seus entes queridos de forma mais célere, dando-lhes mais tempo para reagirem e se protegerem.

Um sistema que salva vidas desde 2020
O sistema de Alertas de Sismo do Android foi lançado pela Google em 2020 e tem-se revelado uma ferramenta de segurança vital em várias regiões do mundo. O seu funcionamento é engenhoso: utiliza os acelerómetros presentes em milhões de smartphones para detetar as vibrações iniciais de um sismo.
Esses dados são enviados anonimamente para os servidores da Google que, ao confirmar um abalo sísmico, enviam um alerta para todos os utilizadores na área afetada.
Para verificar se tem esta funcionalidade ativa, basta seguir o caminho: Definições > Segurança e emergência > Alertas de terramoto. De acordo com o site Android Authority, que avançou a notícia, ainda não há uma data confirmada para o lançamento desta nova função de partilha para todos os utilizadores.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!