
Uma falha grave na rede da Vodafone no Reino Unido está a afetar os serviços de banda larga, 4G e 5G de milhares de clientes em todo o país. O problema, que começou pouco depois das 15:00 (hora de Lisboa) desta segunda-feira, deixou um rasto de frustração e queixas nas redes sociais.
A Vodafone já confirmou a existência de um "problema grave na sua rede" e garantiu estar a trabalhar para o resolver o mais rapidamente possível, pedindo a paciência dos seus clientes. A operadora, que conta com mais de 18 milhões de clientes no Reino Unido, viu os seus canais de apoio ao cliente e a sua aplicação móvel ficarem sobrecarregados.
Milhares de utilizadores afetados e serviços em baixo
A dimensão do apagão é evidente na plataforma Downdetector, que monitoriza falhas na internet, onde mais de 130.000 pessoas reportaram problemas com a operadora. Muitos utilizadores queixam-se de não conseguir aceder ao site ou à aplicação da Vodafone para verificar o estado da rede, aumentando a frustração.
A situação foi corroborada pelo monitor de internet Netblocks, que, através de uma publicação na rede social X, confirmou que os dados de rede em tempo real mostravam uma "falha nacional" que impactava tanto a banda larga como os dados móveis.

A frustração é dupla para muitos clientes que, sem acesso ao Wi-Fi ou aos dados móveis, ficaram completamente isolados digitalmente. Um utilizador no X desabafou que teve de recorrer ao Wi-Fi de um café para conseguir estar online. Outro, trabalhador independente, lamentou não poder trabalhar devido à interrupção, afirmando: "Nunca me arrependi tanto de ter o meu telemóvel e a banda larga na mesma rede".
Efeito dominó atinge outras operadoras
A falha na infraestrutura da Vodafone está também a afetar clientes de outras operadoras que utilizam a sua rede para fornecer serviços. A Voxi, que é propriedade da Vodafone, e a Lebara, que também depende da sua rede, registaram picos semelhantes de queixas no Downdetector, mostrando o efeito em cascata do problema.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!