1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

ZorinOS

 

A Zorin Group lançou oficialmente a versão 18 do seu sistema operativo, o Zorin OS, posicionando-o como uma alternativa "mais rápida, poderosa, segura e que respeita a privacidade" para os milhões de computadores deixados para trás com o fim do suporte do Windows 10. A data de lançamento não foi coincidência, chegando precisamente no dia em que o popular sistema da Microsoft atinge o seu fim de vida, deixando, segundo a Zorin Group, cerca de 240 milhões de PCs sem a possibilidade de atualizar para o Windows 11 devido aos seus exigentes requisitos de hardware.

 

Um visual renovado e mais produtivo

 

O Zorin OS 18 apresenta um ambiente de trabalho redesenhado, mantendo a estética conhecida do sistema. O tema padrão adota um aspeto mais arredondado e uma paleta de cores mais clara. Por defeito, o painel inferior tem agora um estilo flutuante para acompanhar a nova imagem.

 

A gestão de janelas foi significativamente melhorada com um novo gestor de mosaico. Ao arrastar uma janela para o topo do ecrã, surge um menu com layouts predefinidos, numa implementação semelhante à funcionalidade Snap Layouts do Windows 11. No entanto, ao contrário do sistema da Microsoft, o Zorin OS 18 permite criar layouts de mosaico personalizados, algo que no Windows só é possível com utilitários como o PowerToys FancyZones.

 

detalhes da nova funcionalidade no zorinOS

 

Novidades nas versões Pro e Educação

 

A edição Pro do sistema operativo ganha três novos layouts de ambiente de trabalho. Um deles assemelha-se ao do Linux Mint, com um menu Iniciar que permite navegar pelas categorias apenas com o passar do rato. Outro é um painel compacto, desenhado para maximizar o espaço no ecrã. O último, com um estilo minimalista, é descrito pela Zorin Group como sendo "semelhante ao elementary OS".

 

Além disso, a versão Pro inclui 11 novas aplicações pré-instaladas, como o Deskflow, que permite partilhar o rato, teclado e área de transferência entre computadores na mesma rede, e o Warp, uma ferramenta para enviar ficheiros de forma segura através da rede local ou da internet.

 

Já a edição Education conta com quatro novas apps, incluindo um Gradebook para os estudantes acompanharem as suas notas e o TurboWarp, uma ferramenta de programação baseada em Scratch com um compilador para uma execução mais rápida dos projetos.

 

Mais ferramentas e melhor compatibilidade

 

Uma das grandes novidades é a nova ferramenta de Web Apps, que permite transformar qualquer site numa aplicação de desktop. Estas PWAs (Progressive Web Apps) aparecem no menu Iniciar como qualquer outra aplicação nativa e podem usar qualquer navegador popular como base.

 

Para quem migra do Windows, a base de dados interna foi expandida para suportar mais de 170 aplicações. O sistema consegue agora detetar quando um utilizador tenta executar um instalador do Windows e recomenda a melhor forma de usar essa aplicação no Zorin OS, seja através de uma versão nativa para Linux ou de uma web app.

 

Outras melhorias incluem a atualização para o WINE 10 para um melhor suporte de software Windows, o início de sessão remoto com RDP e a inclusão do servidor de áudio PipeWire para uma melhor qualidade de som. A aplicação de Ficheiros conta agora com um botão para pesquisa global em todas as localizações e as novas janelas abrem, por defeito, no centro do ecrã.

 

A Zorin Group garante que o Zorin OS 18 terá suporte com atualizações de segurança e software até, pelo menos, junho de 2029. Os utilizadores do Zorin OS 17 podem atualizar diretamente através do Software Updater. As imagens ISO do Zorin OS 18 já estão disponíveis para download no site oficial.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech