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radar de condução

 

A tecnologia ao serviço da segurança rodoviária atingiu um novo patamar em Itália com a implementação do primeiro radar do mundo concebido para detetar e multar ultrapassagens ilegais. Este sistema inovador, que promete pôr um travão numa das manobras mais perigosas nas estradas, já está em funcionamento e o seu método é praticamente infalível.

 

Conhecido localmente como sorpassometro, o dispositivo com o nome comercial SV3 foi instalado em agosto na estrada SS18, na região da Calábria. A sua implementação visa aumentar a segurança em troços de estrada conhecidos pela sua perigosidade, onde as ultrapassagens indevidas são uma causa frequente de acidentes graves.

 

Como funciona o "caça-ultrapassagens"?

 

O funcionamento do SV3 combina diferentes tecnologias para criar um sistema de fiscalização robusto. O processo desenrola-se em várias etapas:

 

  1. Deteção da infração: Sensores integrados diretamente no asfalto detetam o momento exato em que um veículo cruza a linha contínua e invade a faixa de rodagem contrária para realizar uma ultrapassagem.

  2. Ativação e gravação: O alerta dos sensores ativa de imediato um conjunto de câmaras de alta definição, que começam a gravar a manobra.

  3. Recolha de prova: O sistema captura aproximadamente 15 segundos de vídeo, documentando todo o evento — antes, durante e após a ultrapassagem ilegal. Este registo em vídeo, analisado por um software de inteligência artificial, serve como prova inequívoca da infração, tornando quase impossível a sua contestação.

 

As autoridades italianas esclarecem que o objetivo principal não é aumentar a receita com coimas, mas sim dissuadir comportamentos de risco. Por isso, a instalação destes radares será criteriosa, focando-se em locais como curvas sem visibilidade, zonas de montanha e outras áreas onde uma ultrapassagem proibida representa um perigo iminente.

 

E em Portugal?

 

Atualmente, esta tecnologia é uma exclusividade italiana. No entanto, o seu sucesso poderá inspirar outros países europeus a adotar sistemas semelhantes para reforçar a segurança nas suas estradas. Em Itália, a coima para esta infração pode chegar aos 345 euros, acompanhada da perda de pontos na carta de condução.

 

Em Portugal, uma ultrapassagem irregular é sancionada com uma coima que pode variar entre os 250 e os 1250 euros, de acordo com o Código da Estrada. A chegada de uma tecnologia como o "sorpassometro" poderia, sem dúvida, ter um impacto significativo na redução de acidentes causados por esta manobra perigosa.




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