1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Offline imagem

 

A Amazon Web Services (AWS) está a enfrentar uma falha massiva que está a deixar um rasto de destruição por toda a internet, afetando serviços online populares em todo o mundo. Desde o início da manhã, plataformas como a Amazon, Alexa, Snapchat, Fortnite e ChatGPT estão com problemas ou completamente inacessíveis para milhões de utilizadores.

 

A empresa já confirmou estar a "investigar o aumento das taxas de erro e latências para múltiplos serviços", com o problema a ter origem na sua região US-EAST-1, uma das mais importantes da sua infraestrutura global. Os primeiros alertas surgiram no painel de estado da AWS por volta das 8:11 da manhã (hora de Lisboa).

 

O epicentro do caos com impacto global

 

Embora o problema esteja concentrado numa região específica dos EUA, o seu impacto está a ser sentido à escala global. No Reddit, multiplicam-se os relatos de utilizadores que não conseguem utilizar a assistente virtual Alexa, que se encontra incapaz de responder a pedidos ou executar rotinas pré-programadas, como alarmes.

 

A falha estende-se também a uma vasta gama de plataformas que dependem da nuvem da Amazon para funcionar, incluindo ferramentas de produtividade como a Perplexity, Airtable e Canva, e até a aplicação da cadeia de restaurantes McDonald's.

 

Aravind Srinivas, CEO da Perplexity, confirmou a situação na rede social X: "A Perplexity está em baixo neste momento. A causa principal é um problema na AWS. Estamos a trabalhar para o resolver".

 

Um déjà vu tecnológico

 

Esta não é a primeira vez que a região US-EAST-1 da Amazon causa dores de cabeça a nível mundial. Episódios semelhantes em 2020, 2021 e 2023 também resultaram em interrupções generalizadas, deixando múltiplos sites e plataformas offline durante várias horas.

 

Até ao momento, a causa da falha ainda não foi confirmada pela Amazon e não há uma previsão para quando os serviços voltarão à normalidade. A empresa promete atualizações regulares, que podem ser acompanhadas na sua página oficial do estado dos serviços.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech