1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Fogão com chama acessa

O arranque do muito aguardado programa E-Lar, que incentiva a troca de eletrodomésticos a gás por equipamentos elétricos mais eficientes, ficou marcado por uma autêntica corrida digital. O interesse dos portugueses foi tão elevado que o portal do Fundo Ambiental cedeu à pressão, ficando indisponível para muitos utilizadores momentos antes da abertura oficial das candidaturas.

De acordo com informações avançadas pelo Jornal de Negócios, cerca de 45 minutos antes das 11h00 desta terça-feira, hora marcada para o início das submissões, a plataforma registava uns impressionantes 385 mil acessos em simultâneo. A avalanche de tráfego resultou numa mensagem de "Serviço Indisponível" para inúmeros cidadãos que tentavam aceder ao formulário.

Um apoio para modernizar a casa e poupar na fatura

O programa E-Lar foi desenhado para ajudar as famílias portuguesas a modernizarem as suas casas, substituindo equipamentos como placas, fornos e esquentadores a gás por alternativas elétricas mais eficientes e amigas do ambiente.

A iniciativa conta com uma dotação total de 40 milhões de euros, sendo 30 milhões provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e os restantes 10 milhões do Fundo Ambiental. Os apoios estarão disponíveis até que a verba se esgote, o que explica a enorme afluência inicial.

Valores podem chegar aos 1.683 euros

Os valores dos "vouchers" variam consoante o enquadramento das famílias. Para os agregados considerados mais vulneráveis, o apoio pode atingir um máximo de 1.683 euros. Para as restantes famílias, o valor máximo do incentivo é de 1.100 euros. No entanto, é importante notar que, neste último caso, o montante não inclui o IVA, que ficará a cargo do consumidor.

Governo já antecipava problemas no sistema

A elevada procura e as consequentes dificuldades técnicas no portal não foram uma surpresa total. Em entrevista, a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, já tinha manifestado a sua preocupação com a capacidade do sistema informático para aguentar a procura.

"É algo que me preocupa um pouco, o sistema informático aguentar toda a procura, mas a quem tentar, se houver algum problema informático, que tente um pouco mais tarde, isso acontece em muitos serviços públicos", afirmou a ministra, antecipando o cenário que se veio a verificar e aconselhando persistência aos candidatos.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech