
A aposta no ecossistema Xbox está a ficar mais cara para todos, e os estúdios de videojogos não são exceção. De acordo com uma comunicação enviada aos developers e vista pelo The Verge, a Microsoft vai aumentar o preço do seu Kit de Desenvolvimento Xbox (XDK) de 1.500 para 2.000 dólares, o que representa uma subida de 33%.
A justificação da Microsoft e o impacto global
Na comunicação, a Microsoft justifica a decisão afirmando que "o ajuste reflete os desenvolvimentos macroeconómicos". A empresa acrescenta ainda que permanece "empenhada em fornecer ferramentas de alta qualidade e apoio para os vossos esforços de desenvolvimento".
Este aumento de preço não se irá limitar apenas aos Estados Unidos. Segundo a mesma fonte, os estúdios de videojogos na Europa e noutras regiões também terão de pagar mais para adquirir os kits de desenvolvimento da Xbox. Esta medida surge numa altura em que a Microsoft já aumentou o preço das suas consolas Xbox Series X|S duas vezes nos EUA este ano e tornou a subscrição do Xbox Game Pass Ultimate 50% mais cara.
O que torna os kits de desenvolvimento tão especiais?
Embora os aumentos de preços não sejam exclusivos da Xbox, os seus kits de desenvolvimento sempre foram mais dispendiosos do que as consolas comerciais. Estes equipamentos incluem ferramentas especiais para os criadores de jogos, como um ecrã integrado e cinco botões programáveis na parte frontal.
A versão mais recente do XDK conta com 40GB de memória GDDR6, um valor bastante superior aos 16GB da Xbox Series X, e unidades de computação adicionais. Este hardware mais robusto oferece aos developers uma maior margem de manobra durante a criação dos jogos.
Apesar de a maioria dos estúdios conseguir absorver este aumento, a notícia poderá não agradar aos fãs da Xbox que procuram sinais positivos para o futuro da plataforma. O recente lançamento dos portáteis ROG Ally e Ally X, com a marca Xbox, sugere que o futuro do ecossistema poderá estar cada vez mais ligado ao Windows, embora ainda seja cedo para determinar o impacto a longo prazo no ecossistema de desenvolvimento da Xbox.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!