
A edição de 8 GB da GeForce RTX 5060 Ti está a ter um desempenho de vendas tão fraco que a NVIDIA já deu instruções aos seus parceiros para controlarem a sua distribuição. A gigante tecnológica procura assim gerir o excesso de stock de um modelo que os jogadores parecem estar a evitar a todo o custo.
Segundo avança o gazlog.com, com base em fontes da indústria, a NVIDIA está a tomar medidas estratégicas para gerir o inventário da sua RTX 5060 Ti, devido a uma enorme disparidade na procura entre as versões de 16 GB e de 8 GB. Como o modelo com menos VRAM tem vendido muito pouco, a empresa está agora a limitar o fornecimento por parte dos fabricantes aos distribuidores e retalhistas, evitando que as placas fiquem a ganhar pó nas prateleiras.
A diferença de 70 dólares que dita o sucesso
O mercado da série RTX 50 já estabilizou e a RTX 5060 Ti de 16 GB encontra-se, na sua maioria, disponível pelo preço de venda recomendado. O problema é que a versão de 8 GB custa apenas 70 dólares (cerca de 65 euros) a menos. Com uma diferença de preço tão pequena, e com a concorrente Radeon RX 9060 XT de 16 GB a ser vendida pelo mesmo preço da RTX 5060 Ti de 8 GB, os utilizadores têm fugido desta última a sete pés.
As informações indicam que as vendas do modelo de 16 GB são muito mais robustas, fazendo com que a placa de 8 GB perca o seu valor no mercado.
Os 8GB já não são suficientes para os jogos modernos
A preferência dos consumidores tem uma justificação técnica clara: muitos jogos AAA exigentes já consomem mais de 8 GB de VRAM, especialmente em resoluções de 1440p. Perante esta realidade, os jogadores consideram a edição de 16 GB uma aposta mais segura e "à prova de futuro". Como os fabricantes de placas gráficas já têm um stock considerável do modelo de 8 GB, a NVIDIA instruiu-os a limitar a sua chegada às lojas, ao mesmo tempo que incentiva a venda da versão de 16 GB.
Este movimento de mercado não é exclusivo da NVIDIA. A versão de 8 GB da RX 9060 XT, que compete diretamente com a RTX 5060 Ti de 8 GB, também não está a vender bem, mesmo estando disponível em alguns retalhistas por um preço abaixo dos 300 dólares. Os jogadores já fizeram a sua escolha e procuram GPUs com maior capacidade de VRAM, depois de vários anos em que tanto a NVIDIA como a AMD insistiram em lançar placas de gama média com apenas 8 GB. Com a oferta agora controlada, é improvável que os preços da RTX 5060 Ti de 8 GB desçam, o que apenas servirá para encorajar os jogadores a investir mais 70 dólares num GPU superior.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!