
A Samsung está a preparar o regresso do seu browser, o Samsung Internet, ao Windows, desta vez com um grande trunfo: a integração de funcionalidades de Inteligência Artificial (IA) do ecossistema Galaxy. A nova versão beta do navegador já está disponível, embora, para já, apenas para utilizadores na Coreia do Sul e nos Estados Unidos.
Esta não é a primeira vez que a gigante sul-coreana tenta a sua sorte nos computadores. Há cerca de dois anos, a empresa lançou discretamente uma versão do seu browser na Microsoft Store. No entanto, a aplicação acabou por ser retirada sem grande alarido no início de 2024, conforme noticiado pelo 9to5Google, aparentando ter sido uma experiência que não correu como esperado.
Agora, o Samsung Internet está de volta de forma oficial, numa versão beta que promete uma experiência muito mais polida e integrada.
Uma experiência conectada entre o telemóvel e o PC
A grande aposta da Samsung é a criação de uma ponte fluida entre os smartphones Galaxy e os computadores Windows. A nova aplicação permite a sincronização de dados de navegação, como histórico e favoritos, entre dispositivos. Além disso, será possível retomar sessões de navegação, começando num telemóvel e continuando no PC exatamente onde ficou.
Para garantir a privacidade dos utilizadores, o browser inclui ainda funcionalidades anti-rastreamento.
"Este programa beta desbloqueia uma experiência mais conectada entre o telemóvel e o PC, ao mesmo tempo que prepara o terreno para experiências de navegação mais inteligentes", afirmou Won-Joon Choi, Diretor de Operações da divisão Mobile eXperience (MX) da Samsung Electronics. "No futuro, as capacidades do Samsung Internet irão redefinir a forma como os utilizadores interagem com a web, evoluindo de um browser que espera por comandos para uma plataforma de IA integrada que compreende os utilizadores enquanto protege os dados pessoais a todos os níveis."
A Inteligência Artificial como peça central
A principal novidade é a integração do Browsing Assist, uma das funcionalidades do Galaxy AI. Esta ferramenta permite resumir e traduzir páginas web de forma rápida e intuitiva, algo que, embora básico, é apenas o ponto de partida. A Samsung promete que esta integração irá "desbloquear experiências de navegação ainda mais ricas e intuitivas para os utilizadores em todo o ecossistema Galaxy".
Para os interessados em experimentar esta nova versão, é necessário inscrever-se no Portal de Desenvolvedores da Samsung com uma conta Samsung registada na Coreia do Sul ou nos EUA. A empresa planeia expandir a disponibilidade do programa beta para mais mercados em breve.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!