
A Rockstar Games, o aclamado estúdio por trás do muito aguardado Grand Theft Auto VI, está envolvida numa séria controvérsia. Um sindicato britânico acusa a empresa de ter despedido mais de 30 funcionários numa manobra ilegal para impedir a sindicalização. A Take-Two Interactive, empresa-mãe da Rockstar, já veio a público negar as alegações, afirmando que os despedimentos se deveram a "má conduta grave".
Acusações de "perseguição implacável"
A denúncia partiu do Independent Workers Union of Great Britain (IWGB), que alega que mais de 30 trabalhadores nos escritórios do Reino Unido e Canadá foram dispensados por estarem filiados a um sindicato ou por tentarem organizar-se.
Num comunicado duro, Alex Marshall, presidente do IWGB, classificou a ação como "o ato mais flagrante e implacável de perseguição sindical na história da indústria dos jogos". Marshall acrescentou que "este desprezo flagrante pela lei e pela vida dos trabalhadores que lhes garantem milhares de milhões é um insulto para os seus fãs e para a indústria global".
Funcionários vulneráveis entre os despedidos
O sindicato salienta que vários dos trabalhadores despedidos se encontram em situações particularmente vulneráveis. Entre eles, contam-se funcionários com vistos patrocinados pela Rockstar e outros com condições médicas que perderão o acesso a planos de saúde essenciais. A IWGB alega ainda que todos os funcionários dispensados no Reino Unido eram membros do seu canal na plataforma Discord, sugerindo que foram especificamente visados por essa razão.
Take-Two nega e fala em "má conduta grave"
Em resposta às acusações, a Take-Two Interactive declarou à Bloomberg que os despedimentos não tiveram qualquer relação com atividades sindicais. A empresa alega que as demissões foram motivadas "por má conduta grave, e por nenhuma outra razão".
Contexto de tensão na empresa
Esta controvérsia surge num período já tenso para a Rockstar e a Take-Two. A empresa já tinha entrado em conflito com os seus funcionários devido à sua política de regresso obrigatório aos escritórios. Além disso, a Take-Two já havia realizado despedimentos em vários dos seus estúdios durante 2024 e 2025, uma decisão que alguns analistas associaram ao adiamento do lançamento de Grand Theft Auto VI para 2026.
O sindicato acredita que, dado o sucesso massivo esperado para o próximo jogo, as razões para os despedimentos não são puramente financeiras, reforçando a sua convicção de que se trata de uma manobra para enfraquecer a organização dos trabalhadores na indústria dos videojogos.











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