A onda de despedimentos que tem abalado a indústria dos videojogos parece não ter fim à vista, e desta vez atingiu um dos estúdios internos da Sony. O Bend Studio, a equipa por detrás do popular Days Gone, confirmou que dispensou vários dos seus colaboradores, na sequência de uma notícia avançada pelo jornalista Jason Schreier.
Uma transição difícil para um novo projeto
A confirmação chegou através de uma publicação do próprio Bend Studio na rede social X, onde a empresa lamenta a saída de membros talentosos da sua equipa. Segundo o estúdio, esta reestruturação acontece enquanto se preparam para o seu próximo grande projeto.
"Hoje, despedimo-nos de alguns colegas de equipa incrivelmente talentosos enquanto fazemos a transição para o nosso próximo projeto," pode ler-se na comunicação. "Estamos profundamente gratos pelas suas contribuições, que ajudaram a moldar quem somos, e o seu impacto fará sempre parte da nossa história."
A empresa acrescentou ainda que, apesar de ser um "momento difícil", mantém o compromisso de "construir o futuro do Bend Studio com criatividade, paixão e inovação nos títulos que criamos."
Os números por trás dos cortes
Embora a Sony não tenha especificado o número exato de funcionários afetados, a notícia original, publicada por Jason Schreier na Bloomberg, avança que os despedimentos atingiram 30% do estúdio. De acordo com o jornalista, este valor corresponde a cerca de 40 trabalhadores.
O legado de Days Gone e um futuro incerto
O Bend Studio é amplamente reconhecido pelo seu jogo de aventura e sobrevivência em mundo aberto, Days Gone, lançado em 2019 e que até recebeu uma otimização recente. No entanto, o seu legado é mais antigo, sendo responsáveis pela clássica saga Syphon Filter na primeira PlayStation e por títulos importantes para as consolas portáteis da Sony, como Resistance: Retribution para a PSP e Uncharted: Golden Abyss para a PlayStation Vita.
Esta notícia surge meses depois de a Sony ter cancelado dois jogos como serviço que se encontravam em desenvolvimento, um dos quais estava a cargo precisamente do Bend Studio. Na altura, a Sony descreveu o estúdio como um "membro valioso da família PlayStation Studios". O outro jogo cancelado estava a ser desenvolvido pela Bluepoint Games, e paira agora a incerteza sobre se este estúdio, conhecido por remakes de alta qualidade, também poderá vir a sofrer uma vaga de despedimentos semelhante.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!