
A gigante do software criativo decidiu abrir os cordões à bolsa numa aposta clara no futuro do marketing digital. Num comunicado divulgado esta quarta-feira, a Adobe confirmou que chegou a acordo para comprar a Semrush, empresa especializada em otimização para motores de busca (SEO), num negócio avaliado em cerca de 1,9 mil milhões de dólares (aproximadamente 1,8 mil milhões de euros).
A aquisição será realizada totalmente em dinheiro, com a Adobe a oferecer 12 dólares por ação da Semrush. Este valor representa um prémio significativo, sendo quase o dobro do preço de fecho das ações da Semrush na terça-feira, que se situava nos 6,89 dólares. Antes do anúncio, a capitalização de mercado da Semrush rondava os mil milhões de dólares.
A nova era da visibilidade na Inteligência Artificial
Esta movimentação estratégica da Adobe sinaliza uma mudança de paradigma na forma como as empresas encaram a visibilidade online. Com a aquisição da Semrush, a dona do Photoshop está a apostar que as empresas vão investir cada vez mais não apenas em aparecer no Google, mas em serem visíveis para as ferramentas de Inteligência Artificial.
À medida que os utilizadores recorrem cada vez mais a chatbots de IA, agentes autónomos e browsers assistidos por IA para realizar tarefas quotidianas — desde procurar receitas e notícias a reservar viagens e fazer compras —, as regras do jogo estão a mudar. Este novo comportamento do consumidor cria um mercado fresco e vasto para os especialistas em otimização.
Os dados parecem dar razão à Adobe. Segundo informações do Adobe Analytics, em outubro, o tráfego para sites de retalho proveniente de chatbots de IA generativa aumentou uns impressionantes 1.200% em comparação com o ano anterior.
Otimização para Motores Generativos
A Semrush tem vindo a investir no que designa por "otimização de motores generativos" (GEO - Generative Engine Optimization). A empresa lançou recentemente ferramentas desenhadas para monitorizar e melhorar o desempenho dos sites, combinando técnicas tradicionais de SEO com otimização específica para motores de IA, como o ChatGPT, Claude, Copilot, Grok e Perplexity.
Anil Chakravarthy, presidente do negócio de Experiência Digital da Adobe, sublinhou a importância desta transição: "A visibilidade da marca está a ser remodelada pela IA generativa, e as marcas que não abraçarem esta nova oportunidade arriscam-se a perder relevância e receitas".
Com a integração da Semrush, a Adobe pretende desbloquear o GEO como um novo canal de crescimento para os profissionais de marketing, funcionando lado a lado com o SEO tradicional para impulsionar a visibilidade e as conversões em todo o ecossistema digital.










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