1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Gmail com olhos

Recentemente, circularam nas redes sociais e em alguns meios de comunicação, como num artigo da Malwarebytes, informações alarmantes sobre a privacidade no Gmail. Os rumores sugeriam que a Google teria alterado a sua política para começar a utilizar as mensagens e anexos dos utilizadores com o objetivo de treinar os seus modelos de Inteligência Artificial. Segundo estas alegações, a única forma de impedir este acesso seria desativar as "funcionalidades inteligentes", como a correção ortográfica.

A resposta oficial da Google

A gigante tecnológica reagiu rapidamente para desmentir estas afirmações. Jenny Thomson, porta-voz da Google, garantiu ao The Verge que estes relatórios são "enganosos". A empresa assegura que não alterou as definições de nenhum utilizador e recorda que as Funcionalidades Inteligentes do Gmail já existem há vários anos.

Thomson foi taxativa ao afirmar: "não usamos o conteúdo do seu Gmail para treinar o nosso modelo de IA Gemini". Esta declaração visa tranquilizar os utilizadores preocupados com a privacidade dos seus dados pessoais e profissionais.

O que fazem realmente as funcionalidades inteligentes

Quando ativadas, as funcionalidades inteligentes do Gmail permitem opções úteis no dia a dia, como a correção automática de texto, o rastreio de encomendas ou a adição automática de voos ao calendário a partir dos emails recebidos.

Nas definições do Google Workspace, existe um aviso de que ao ativar estas funções, o utilizador concorda em deixar a plataforma usar o seu conteúdo e atividade para "personalizar a experiência". No entanto, a Google reitera que esta personalização não significa entregar os dados para o treino de modelos de IA genérica.

Apesar do desmentido, pode ser prudente verificar as suas configurações de privacidade. Um membro da equipa do The Verge reportou que, embora tivesse desativado algumas destas funcionalidades no passado, estas voltaram a estar ativas. A preocupação com estas definições tem sido um tópico quente, como demonstra esta publicação no X, lembrando que, em janeiro, a empresa atualizou as definições de personalização para permitir um controlo mais independente entre os vários serviços.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech