1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Android Auto

A experiência de utilização do sistema operativo da Google nos veículos prepara-se para sofrer uma transformação significativa. A gigante tecnológica e a fabricante de chips Qualcomm anunciaram uma nova parceria estratégica com o objetivo de acelerar o ritmo de inovação na indústria automóvel, criando uma plataforma de referência unificada que terá como ponto de partida o futuro Android 17.

Esta colaboração visa resolver um dos maiores problemas da tecnologia a bordo: a lentidão e a complexidade das atualizações de software. A ideia é que os veículos equipados com processadores Snapdragon possam receber novidades do sistema de forma muito mais rápida e eficiente, eliminando a dependência do emparelhamento constante com smartphones para ter acesso às funcionalidades mais recentes.

Project Treble chega à estrada

Um dos pilares desta iniciativa é a expansão do famoso Project Treble para o setor automóvel. Originalmente lançado pela Google em 2017 para o ecossistema móvel, este projeto foi fundamental para simplificar a arquitetura do sistema operativo, permitindo que as fabricantes de telemóveis lançassem atualizações de versão de forma mais célere. Agora, a mesma lógica será aplicada aos carros.

Android auto em funcionamento

A Qualcomm confirmou que esta arquitetura de software atualizável irá abranger quatro gerações de chipsets Snapdragon Cockpit Elite destinados a automóveis, cobrindo um total de mais de 14 processadores distintos. Isto significa que, tal como acontece nos smartphones modernos, a base do hardware estará preparada para suportar múltiplas gerações de software sem exigir uma reformulação completa por parte das montadoras a cada nova versão.

Adeus à fragmentação no tablier

Para os condutores, esta mudança traduz-se numa experiência de Android Auto — e, mais especificamente, de Android Automotive nativo — muito mais fluida e segura. Até agora, o setor sofria de uma fragmentação semelhante à que assolava os telemóveis Android mais antigos, onde as atualizações de segurança e novos recursos demoravam meses ou anos a chegar aos utilizadores finais, dependendo da vontade e capacidade técnica de cada fabricante de automóveis.

Com esta integração direta entre a tecnológica de Mountain View, a fabricante de chips e as marcas de automóveis, a promessa é a de um sistema de infoentretenimento que se mantém moderno durante mais tempo. Conforme reportado pela Android Authority, a expectativa é que a filosofia do Project Treble se expanda futuramente a outras plataformas de hardware, acelerando a evolução de todo o ecossistema automóvel inteligente.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech