1. TugaTech » Internet e Redes » Duvidas e Ajuda de Redes e Internet
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1tmn wallet Empty tmn wallet - Ter 20 Mar 2012 - 13:27

Nof

Avançado
tmn wallet Tmnwallet

Pagar um café com o telemóvel já é uma realidade na PT

A Portugal Telecom lançou hoje o tmn wallet, um projeto piloto de pagamentos através do telemóvel, que estará disponível para todos os colaboradores dos edifícios da PT na Avenida Fontes Pereira de Melo e na Avenida Álvaro Pais em Lisboa, da PT Inovação em Aveiro, bem como para qualquer outro colaborador da PT que se desloque a um destes edifícios. Através do tmn wallet será possível adquirir produtos nas máquinas de venda automática, espaços de restauração e serviços de venda personalizada de produtos alimentares, disponíveis nestes edifícios, utilizando apenas o telemóvel para pagamento.

Com este serviço, que se encontra entre os primeiros no mundo, é possível fazer pagamentos com qualquer telemóvel, dispensando a utilização de dinheiro físico. O conceito do telemóvel enquanto substituto da carteira está a tornar-se uma realidade a nível internacional e é também cada vez mais uma necessidade efetiva dos consumidores. A Portugal Telecom procura assim aferir, junto de um universo diversificado de utilizadores, o tipo de usabilidade do serviço, qual a tecnologia mais fiável, quais os tipos de alterações nos hábitos de consumo e nas dinâmicas de negócio dos comerciantes.

A utilização do serviço é muito simples. O cliente começa por se registar no site do serviço tmn wallet, em tmn wallet, e cria uma carteira virtual que poderá carregar utilizando o seu cartão de crédito, Paypal, multibanco ou MB Phone. Depois disto, o saldo fica imediatamente disponível para pagamento de produtos com o telemóvel nos comerciantes aderentes. Este saldo é independente do habitual saldo de comunicações do cliente e poderá ser carregado a qualquer momento.

O processo de pagamento é, também, bastante simples e imediato. Por exemplo, para pagar através de NFC (near field comunication, uma tecnologia de pagamentos por proximidade existente em telemóveis recentes com tecnologia topo de gama) basta abrir a aplicação do tmn wallet e encostar o telemóvel ao terminal de pagamento, introduzindo depois o PIN pessoal de segurança para confirmar a transação. Para que os pagamentos sejam feitos por sms, o utilizador apenas terá de enviar um sms grátis para o 5665 com a palavra “pagar” de forma a receber um código a introduzir no terminal de pagamento.

De notar que todos os detalhes de segurança foram exaustivamente pensados e acautelados, dado que todas as comunicações são suportadas nos protocolos de segurança mais avançados e que os dados confidenciais de pagamento não são enviados de forma visível através da plataforma, mas sim de forma cifrada. Para além disso, todas as transações são protegidas por um PIN pessoal.

O tmn wallet incorpora várias vantagens para os seus utilizadores: 1) Utilidade: dispensa as moedas, notas e carteira; 2) Abrangência: disponível para qualquer cliente independentemente do seu telemóvel; 3) Rapidez: o pagamento é imediato; 4) Tecnologia avançada: inclui o pagamento por proximidade (NFC) entre outras tecnologias; 5) Facilidade de carregamento: através de website e com vários métodos disponíveis; 6) Controlo de custos: disponibilização do histórico de consumos e saldo remanescente no website ou telemóvel.

Do lado de quem de quem faz a venda, existem igualmente inúmeras vantagens: 1) Redução de custos: através da dispensa da gestão de notas e moedas; 2) Aumento de receitas: via novas vendas que não se realizavam por falta de trocos; 3) Controlo: consulta em real time das vendas através de um backoffice acessível via web; 4) Escalabilidade: aplicável a novos pontos de venda.

Este piloto terá a duração de cerca de 3 meses e conta com a participação de várias empresas de comércio de bens alimentares como a Torrine, Simple Fruit, ICA e Solnave. Conta ainda com a participação da Huawei e da Incard nas componentes de equipamentos relacionados com a tecnologia NFC.

Desenvolvido para a TMN pelo SAPO e PT Inovação, o tmn wallet agrega diferentes tecnologias, como o NFC, QR Codes, SMS e USSD numa experiência comum, por forma a disponibilizar uma solução segura e fácil de utilizar que permita ao consumidor final dispor de uma solução de pagamentos através do seu telemóvel, dispensando assim o dinheiro físico e a carteira.

Fonte: Portugal Telecom

Site: tmn wallet

Como funciona o tmn wallet
Veja os vídeos para conhecer o serviço!
tmn wallet Tmnwalletsmstmn wallet Tmnwalletussdtmn wallet Tmnwalletnfctmn wallet Tmnwalletqrd

tmn wallet Tmnwallet2

O que são pagamentos móveis?

Pagamentos móveis são todo o tipo de processos em que o telemóvel aparece como substituto do dinheiro físico, podendo esses processos ser categorizados em:

  • Pagamento de bens ou serviços presenciais


  • Pagamento de bens ou serviços não presenciais (ex: compras online, conteúdos para telemóvel…)


  • Armazenamento de bilhetes de transportes públicos, eventos culturais ou espetáculos


  • Armazenamento de dados de cartões de fidelização (ex: cartões de estabelecimentos comerciais)


Que tecnologias existem para pagamentos móveis?

NFC – É uma tecnologia de pagamentos por proximidade (near field communication). Já é usada em bilhética de transportes, e por telemóveis recentes com tecnologia topo de gama. É consensual na indústria que esta tecnologia virá a ser incorporada na grande maioria de terminais a comercializar futuramente. Esta tecnologia será testada no piloto em: terminais móveis (terminais com chip NFC) e Simcards próprios (Simcards com NFC).

QR Codes – É uma tecnologia de codificação de informação em imagens (códigos de barras bidimensionais). Já é muito utilizada para fins publicitários, sendo que o QR Code contém um endereço de um website (por exemplo) onde o cliente pode consultar mais informação. Sendo esta tecnologia um meio de transmissão de informação, pode ser utilizada para diversos fins, não sendo uma tecnologia exclusivamente para pagamentos.

SMS e USSD – Tecnologias utilizadas pelas operadoras de telecomunicações para fins de comunicação entre terminais móveis.

Quais as vantagens de cada tecnologia de pagamentos móveis?

NFC – De todas as tecnologias é a de mais fácil utilização e mais rápida. O utilizador apenas tem que acenar o seu telemóvel junto do POS do comerciante e confirmar a compra no seu telemóvel mediante inserção de PIN. Este é o método de pagamento mais prático e intuitivo.

QR Codes – O utilizador tem que apontar a câmara à imagem do QR Code, recebe a informação de pagamento no ecrã do telemóvel e confirma inserindo o PIN. A grande vantagem deste método é que a informação de pagamento pode ser impressa, não sendo necessário existir um POS físico do lado do comerciante. Assim, torna-se possível vender um produto através de um autocolante, folheto, cartaz, imagem na televisão, imagem no ecrã do pc, etc… Os meios publicitários podem transformar-se em canais de venda.

SMS e USSD – São tecnologias largamente utilizadas pelas operadoras de telecomunicações e apesar de apresentarem usecases de pagamento mais complexos e morosos, têm a grande vantagem de serem totalmente transversais a todo o parque de telemóveis.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech