
A gigante dos pagamentos Visa revelou o lançamento de seis novas ferramentas baseadas em inteligência artificial para gerir e resolver disputas de cobranças em cartões de crédito. A novidade, avançada pela publicação Quartz, promete poupar milhões de euros e inúmeras horas de trabalho tanto a entidades bancárias como a comerciantes, automatizando um processo tradicionalmente moroso e burocrático.
Com o crescimento exponencial das compras online, impulsionado nos últimos anos pelos confinamentos da pandemia, as carteiras digitais como o Apple Pay ou o Google Pay, e processadores de pagamento globais, tornaram-se parte do nosso dia a dia. No entanto, este aumento vertiginoso do volume de transações trouxe também um problema acrescido: as disputas por cobranças indevidas. Desde 2019, as reclamações deste tipo subiram 35%, culminando num ano de 2025 onde a Visa teve de processar mais de 106 milhões de processos de disputa.
Seis soluções para comerciantes e entidades bancárias
Para dar resposta a este volume de pedidos manuais que aumenta os custos do setor, a empresa desenhou um pacote de soluções automatizadas, ainda que estas continuem a exigir a habitual supervisão humana. O pacote divide-se em duas frentes distintas. Para os comerciantes, são apresentadas três ferramentas focadas na atualização da informação de encomendas. Estas funcionalidades permitem apresentar provas de transações suspeitas aos bancos através do sistema Compelling Evidence 3.0, automatizar o processo de representação e gerar pontuações preditivas. Esta avaliação utiliza a inteligência artificial para classificar os clientes e prever a probabilidade de existirem vendas válidas.
Lançamento agendado para abril de 2026
Do lado dos emissores de cartões e das plataformas que intermediam os pagamentos, as outras três ferramentas trazem um modelo preditivo capaz de ajudar na tomada de decisões por parte dos agentes de suporte. Existe também uma funcionalidade desenhada para ler e preencher automaticamente formulários e campos de resposta, unificando todo o processo numa única plataforma de gestão de cobranças. As novas ferramentas começam a ficar disponíveis a partir de abril de 2026, com a plataforma centralizada a ter chegada marcada para os Estados Unidos ainda durante este ano.












Nenhum comentário
Seja o primeiro!