Segundo revela a BBC, um tribunal de Hamburgo considerou que o Youtube, pertencente à Google, deverá ser o único responsável pelos conteúdos publicados pelos utilizadores, nomeadamente a publicação de vídeos de musicas protegidas por direitos de autor.
Com este caso, o Youtube poderá ter de vir a pagar pesadas multas por violação dos direitos de autor. O tribunal alemão pretende que o serviço aplique filtros que permitam identificar e bloquear vídeos musicais colocados na rede e pertencentes à GEMA, a associação alemã que representa os direitos de autor de milhares de artistas, músicos e escritores.
Em tribunal, a GEMA alega que o serviço não foi capaz de aplicar medidas suficientes para impedir a publicação e vídeos com direitos de autor. Em resposta, o portal rejeita as acusações e rejeita igualmente ser responsável pelo conteúdo publicado pelos utilizadores. O portal de vídeos já manteve um acordo com a GEMA durante dois anos, mas acabou por ser terminado devido aos elevados impostos da editora.
O tribunal alemão decretou que a GEMA detém os direitos de autor de 7 vídeos publicados no portal, sendo que poderá ser aplicada uma multa até 328 mil dólares por vídeo ou a prisão por 6 meses dos gestores do portal, caso os vídeos em violação voltem a surgir no serviço.