1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      

Siga-nos


Policia em carro

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos intimou as plataformas sociais X e Reddit para entregarem informações pessoais de pelo menos dois utilizadores que publicaram críticas anónimas sobre a agência de imigração ICE. A informação foi avançada pela Bloomberg, revelando um aparente agravamento nos esforços do governo de Donald Trump para desmascarar opositores da agência.

Jeanine Pirro, procuradora do Distrito de Columbia e aliada do presidente, enviou as intimações exigindo pormenores pessoais que incluem nomes, moradas e dados bancários. Os utilizadores visados foram notificados pelas próprias plataformas, tendo agora uma janela de tempo curta para contestar o pedido em tribunal antes que as empresas se vejam obrigadas a entregar os dados. As intimações não especificam, no entanto, que leis terão sido violadas por estas publicações.

A passagem para exigências do grande júri

Ainda em fevereiro, o Departamento de Segurança Interna já tinha enviado centenas de pedidos administrativos a empresas como a Google, Reddit, Discord e Meta. Contudo, segundo os dados partilhados pelo The Intercept, a situação escalou para intimações de um grande júri. Lauren Regan, a advogada que representa o utilizador do Reddit, nota que os pedidos iniciais não indicavam uma investigação criminal, ao contrário das intimações atuais. A defesa considera que esta é uma tentativa de má-fé para expor o utilizador, dado que a maioria das publicações continha apenas linguagem explícita contra a agência. A atenção das autoridades terá recaído sobre uma publicação específica que mencionava o oficial que matou Renee Good no Minnesota e a sua área de residência.

Por outro lado, o advogado Joshua Koltun, que defende o utilizador do X, esclarece que o seu cliente fez apenas uma publicação sarcástica sobre doações ao oficial em causa, partilhando uma morada que já estava amplamente disponível noutros locais públicos, sem qualquer incentivo ou intenção de violência. À semelhança do que aconteceu com o utilizador do Reddit, o governo retirou o pedido administrativo inicial e avançou diretamente com uma intimação do grande júri para o X.

Bloqueio de aplicações e receio de ativismo tecnológico

Esta ofensiva contra críticos individuais surge depois de o governo norte-americano ter visado aplicações que monitorizavam os movimentos dos oficiais da agência. Em meados de 2025, a aplicação ICEBlock subiu aos primeiros lugares da App Store após críticas públicas, mas acabou por ser removida pela Apple e Google em outubro, sob exigência direta da administração Trump. Em abril deste ano, outros grupos ativistas conseguiram uma providência cautelar para impedir que o governo forçasse as plataformas a eliminar

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?

Não perca nenhuma novidade!

Junte-se a milhares de leitores e receba as últimas notícias de tecnologia, análises e dicas diretamente no seu email.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech