
A placa gráfica Radeon RX 9070 GRE da AMD prepara-se para chegar amanhã, dia 1 de junho de 2026, a todo o mundo. Exclusiva até agora do mercado chinês, a nova aposta foca-se no desempenho para resoluções de 1440p, mas apresenta uma estratégia de lançamento e de custos que está a gerar alguma controvérsia entre a comunidade, de acordo com as informações divulgadas pelo Videocardz.
Especificações técnicas com limitações na memória
O novo modelo utiliza o chip gráfico Navi 48 baseado na arquitetura RDNA 4, integrando 48 unidades de computação e 3072 processadores de fluxo. Entre os destaques técnicos, encontramos velocidades que atingem os 2790 MHz, 48 aceleradores de ray tracing, 96 aceleradores de inteligência artificial, 48 MB de Infinity Cache e saídas de vídeo de última geração DisplayPort 2.1a e HDMI 2.1b.
No entanto, o ponto mais fraco desta gráfica reside na sua configuração de memória. Vem equipada com apenas 12 GB de VRAM GDDR6 a 18 Gbps, presa a uma interface de 192 bits que resulta numa largura de banda limitada a 432 GB/s, mantendo um consumo energético de 220W. Para os videojogos atuais em resolução 2K, esta limitação face ao modelo normal começa a ser evidente, uma vez que se perdem cerca de 14% dos processadores de fluxo e muita da largura de banda original.
Preço idêntico ao do modelo superior e concorrência
A grande crítica em torno da RX 9070 GRE prende-se com o valor pedido de 549 dólares (cerca de 505 euros em conversão direta, devendo chegar substancialmente mais cara ao mercado nacional após a aplicação de impostos locais). Este foi exatamente o valor recomendado de lançamento da RX 9070 original, que oferecia 16 GB de memória, uma interface de 256 bits e um desempenho global superior. Na prática, a fabricante está a colocar no mercado uma versão bastante mais limitada e a cobrar o valor exigido inicialmente pelo modelo de topo.
Internamente, a marca posiciona esta novidade para competir com a gama média-alta da NVIDIA. Dados próprios indicam que a placa consegue ser cerca de 22% mais rápida que a GeForce RTX 5060 Ti de 16 GB, mantendo apenas uma ligeira vantagem de 2% sobre a RTX 5070. É importante notar que não existirão versões de referência para venda. A chegada aos consumidores dependerá de parceiras como a ASUS, Sapphire e XFX, que já listaram as suas variantes personalizadas com preços a oscilar entre os 599 e os 619 dólares.












Nenhum comentário
Seja o primeiro!