1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos


Segundo os novos dados divulgados pela empresa de segurança Kaspersky, o malware Flame possui relações com o Stuxnet, outro vírus utilizado contra as centrais petrolíferas do Irão.

De acordo com a empresa, o vírus Flame já existia quando foi desenvolvido o Stuxnet, sendo que o primeiro possuía mesmo algum do código fonte em igualdade entre as primeiras versões do Flame.
Na mensagem publicada no blog da empresa, esta refere que «apesar das semelhanças, não existiam então evidências que mostrassem que o Flame foi desenvolvido pela mesma equipa que criou o Stuxnet e o Duqu», um outro worm que fez bastantes estragos recentemente.

No entanto, a empresa, citada pelo jornal SOL, sublinha que «a abordagem para o desenvolvimento do Flame foi diferente da usada no Duqu/Stuxnet, pelo que se chegou à conclusão de que estes projectos foram criados por equipas separadas. No entanto, uma profunda investigação levada a cabo por analistas da Kaspersky Lab, revela agora que estas equipas cooperaram pelo menos uma vez durante as primeiras etapas de desenvolvimento dos malwares».

A empresa de segurança termina afirmando que os responsáveis pelo desenvolvimento destes vírus, pelo menos desde 2010, começaram a trabalhar «de forma independente, e parece que a cooperação só acontecia para a partilha de know-how sobre as novas vulnerabilidades "zero-day"».

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech