1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Google Drive é cada vez mais utilizado na partilha de conteúdos ilegais
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Google Drive é cada vez mais utilizado na partilha de conteúdos ilegais em Ter 5 Set 2017 - 18:03

DJPRMF

google drive pirate bay

Ao longo dos últimos meses, a comunidade “pirata” viu grandes nomes da internet desaparecerem de um momento para o outro, como é o caso do KickassTorrents e do Torrentz.eu.

Apesar de o The Pirate Bay ainda se manter como um dos poucos portais de torrents ativos, o mesmo parece encontrar-se cada vez mais a ser substituído por um invulgar concorrente: o Google Drive.

De acordo com o portal Gadgets 360, nos últimos 30 dias foram registados mais de 5000 pedidos de remoção de conteúdos relacionados com links do Google Drive.

Na verdade, o Google Drive tem vindo a ficar tão popular para a partilha de conteúdos piratas que praticamente todas as requisições DMCA possuem pelo menos um link para o serviço, com conteúdo ilegal a ser partilhado.

A maioria dos conteúdos partilhados são relacionados com filmes, sendo os links partilhados de forma oculta, o que dificulta o processo de deteção por parte dos sistemas da Google. Além disso, a maioria destes links são partilhados de forma privada, em fóruns e comunidades fechadas do mundo da pirataria, o que dificulta ainda mais a identificação por parte da Google e também de entidades externas.

filmes no google drive

Em comparação com outros serviços similares, o Dropbox, Onedrive e até a plataforma de partilha de ficheiros de Kim Dotcom, o Mega, possuem menos de 200 requisições ativas de DMCA.

No entanto o serviço de armazenamento da Google não é o único a sofrer problemas de partilha de conteúdos piratas. Nos últimos tempos o Google Maps, mais concretamente a ferramenta para criação de mapas personalizados, tem vindo a ser utilizada como forma de partilhar links para conteúdo protegido por direitos de autor. Um dos motivos para este fim encontra-se na pouca verificação realizada do serviço, tendo em conta que se trata de um sistema de mapas e não armazena qualquer ficheiro de forma direta.

exemplo de links partilhados no maps

Um dos motivos que poderá atrair os piratas a partilharem conteúdos nos serviços da Google poderá ser sobre o espaço fornecido gratuitamente. O Google Drive fornece 15GB de armazenamento completamente gratuitos, enquanto que os seus rivais possuem opções mais limitadas, entre 2 e 5 GB.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech